• 218 212 214
  • 3digital@anpri.pt

Norma Técnica

Formatos de Ficheiro 3D Recomendados:

  • Formatos de transferência – STL, OBJ, DAE, ZIP (contendo ficheiros OBJ e MTL);
  • Formatos nativos – SKP (Sketchup Project);
  • Se a submissão não tiver sido modelada nas aplicações que recomendamos (3DC.io, Tinkercad ou Sketchup), esta deve ser efetuada usando um formato de transferência.

Nota: o formato STL apenas grava informação de volumetria para impressão 3D. Para gravar cor e texturas, recomendamos os formatos Collada (DAE) ou OBJ (geralmente, através de ficheiro Zip que inclui o modelo em OBJ, ficheiro MTL de informação de textura, e poderá também inclur um ficheiro JPG ou PNG com o mapa de texturas do modelo, se a aplicação o gerar).

Submissão de Projetos:

Devem ser submetidos apenas os ficheiros 3D dos projetos, ou zip caso incluam 3D e mapa de texturas, usando o formulário para o efeito. Não é necessário incluir imagens adicionais ou vídeos.

Deve sempre ser submetido um ficheiro 3D por projeto, independentemente da aplicação utilizada, em dispositivo móvel, aplicação web ou desktop. Se for usada uma aplicação web para modelação, a submissão pode ser complementada incluindo o url público do projeto.

Nomenclatura de Ficheiros:

A nomenclatura dos ficheiros enviados deve identificar claramente a escola, título do trabalho e autor ou autores. Exemplo:

EscolaA_NomeTrabalho_Aluno.skp

Os trabalhos a concurso serão posteriormente anonimizados pela organização.

Tamanho de Ficheiros

Projetos de 3D podem facilmente atingir tamanhos elevados. Recomendamos que os projetos a concurso não ultrapassem os 60 mb. Recomendamos também que todos os modelos sejam originais, evitando a inserção de presets, componentes ou modelos 3D externos pelos alunos nos seus projetos.

Outras Recomendações:

  • Os modelos 3D a concurso não devem conter elementos identificadores de alunos (exceto na nomenclatura);
  • Sugere-se aos docentes um trabalho prévio de revisão dos projetos a submeter, para deteção de eventuais incorreções.