You are not logged in. (Login)

 
 
Picture of Fernanda  Ledesma
Votos da ANPRI para 2014
by Fernanda Ledesma - Monday, 30 December 2013, 9:32 PM
 

Associação Nacional dos Professores de Informática (ANPRI) agregou um conjunto de votos, considerando que cada um individualmente poderá provocar efeitos benéficos, mas o verdadeiro valor surgirá quando conseguirmos liga-los em rede de modo a convergirem no sentido da melhoria da educação em 2014.

Os nossos votos são: Investimento, Nuvem, Formação, Opção, Respeito, Motivação, Acordo, Tecnologia, Inovação, Criatividade e Afeto.

Investimento maior e melhor na educação, ao nível de recursos humanos, tecnológicos e materiais. Investir na educação é investir no futuro do país.

Nuvem (cloud), continuação da evolução no sentido do armazenamento na nuvem, que permite o trabalho colaborativo, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Formação adequada e atualizada para os docentes.

Opção, de modo que todos os alunos possam optar pelos percursos de formação que desejam, com igualdade de oportunidades.

Respeito pela educação em geral e pelos docentes em particular, uma vez que nos últimos anos assistimos à desautorização e descredibilização da profissão perante a sociedade.

Motivação, é urgente motivar os docentes, pois é um ingrediente essencial para criar ambientes de ensino e aprendizagem entusiasmantes.

Acordo, que os decisores políticos sejam capazes de colocar os interesses partidários e pessoais de lado e consigam estabelecer acordos alargados, de forma que os principais documentos orientadores da educação estabilizem por médio e longo prazo, de modo que não deambulem conforme os gostos e sabores de cada equipa ministerial.

Tecnologia, precisa-se uma aposta séria no ensino das tecnologias de modo que os nossos alunos aprendam a saber estar e agir em ambientes digitais emergentes.

Inovação, continuamente temos assistido a discursos que favorecem o lema “regresso ao passado” limitando o espaço disponível e a vontade para inovar.

Criatividade, a sobrecarga de horário, turmas e burocracias tem sufocado a criatividade tão necessária para estimular os talentos escondidos de cada um dos nossos alunos.

Afeto, os laços afetivos, além de serem inevitáveis, são indispensáveis, pois a disciplina resulta do equilíbrio entre os afetos e as regras. O professor acaba sempre por se ligar afetivamente aos alunos, pois é neles que investe quando prepara atividades, quando fomenta a participação, em suma o sucesso do aluno é a nossa maior gratificação.

Estes votos cujas iniciais constituem a palavra INFORMÁTICA são ingredientes essenciais para a melhoria da educação em 2014.

 
Skip Recursos e MateriaisSkip Áreas de InformaçãoSkip Atividades e desafios

Atividades e desafios

Skip Próximos Eventos

Próximos Eventos

29/05 a 1 de junho | Barreiro

 

Skip CENTRO DE FORMAÇÃOSkip Protocolos

Protocolos

assp

Skip Settings

Settings