You are not logged in. (Login)

 
 
Picture of Fernanda  Ledesma
Oficina de Formação na área da Robótica em Almada
by Fernanda Ledesma - Wednesday, 8 January 2014, 3:02 PM
 

Oficina de formação na área da Robótica Educativa no Centro de Formação AlmadaForma.

Os Sócios da ANPRI, com as quotas em dia, até ao final do ano de 2013, têm um desconto de 10€ sobre o valor previsto no Centro de Formação.

A ação de formação decorre na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, correspondendo a 2 créditos.

Informações e inscrições no website do Centro de Formação do Concelho de Almada - AlmadaForma.

 

A Robótica como Interface Educativa entre o aluno e uma Situação-Problema

Professores

530, 540 e 550

CCPFC/ACC-70980/12

Oficina

(25+25) horas

2 uc

Horário: 17:00h / 20:00h

Datas: 16, 23, 30 jan

6, 13, 20, 27 fev

6 mar

Local: ES Emídio Navarro

Formador: Ludgero Leote

75 Euros

10€ desconto para Sócios da ANPRI (com quotas em dia até 2013) 

Conteúdos:

–Definição de regras, procedimentos e metodologias. Debate sobre as conceções de ensino da tecnologia nos programas curriculares.

–Apresentação de elementos sobre robótica educativa. Multidisciplinaridade. Trabalho de projeto e problem-solving.

–Robótica móvel autónoma. Elementos fundamentais: tipologia, métodos construtivos, acionamentos, sensores, controlo, programação.

–Tipos de locomoção. Vantagens e inconvenientes.

–Acionamentos elétricos. Tipos de motor. Binário, velocidade e potência.

–Variação de velocidade e inversão de sentido de marcha. Interfaces.

–Microcontrolador Picaxe. Tipos. Estrutura básica.

–Ambiente de programação e linguagem de programação. Tipos de Variáveis. Instruções. Estruturas de controlo. Programação modular.

–Sensores de obstáculos por contacto e a distância. Sensores IV de proximidade. Outros.

–Avisadores sonoros e luminosos.

–Construção de chassis: operações de corte, dobragem, furacão, colagem, etc.

–Construção de placa de controlo e cablagem: operações de soldadura.

–Programação e testes.

–Exploração educativa do modelo-tipo.

–Avaliação