Últimas Notícias

A ANPRI no Arduino Day 2016

A ANPRI no Arduino Day 2016

por Ana Gato -
Número de respostas: 0

No passado dia 2 de abril comemorou-se o Arduino Day 2016 em Lisboa e na zona norte do país organizada pelo Laboratório de Criação Digital, em São Mamede de Infesta.

A participação da ANPRI nestes eventos tem como objetivo criar espaços e parcerias para que os professores possam participar com os seus projetos, neste caso assente na ideia de educar e transformar com Arduino e programação.

Em ambos os eventos, foi um dia muito ativo, que permitiu despertar a atenção dos visitantes que gostam e seguem esta área, para o trabalho que se está a desenvolver nas escolas com os alunos.

A ANPRI agradece a colaboração de todas as escolas que disponibilizaram os projetos realizados com os seus alunos, nomeadamente ao Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, com o Projeto Impressão 3D;ao Agrupamento de Escolas D. Dinis, com o projeto LegoMindStorm pertencente ao Clube ROBOTIS; ao Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro com os seus projetos de Arduino do Clube RoboPess e à Escola Secundária Augusto Cabrita com os seus projetos de Arduino.

A norte participou uma equipa da Escola Secundária João Gonçalves Zarco com os projetos de Ardino. A professora Anabela Pardinha Pires, com os alunos do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos expuseram um carro comandado por telemóvel, um carrinho adaptado com um Bluetooth HC-06 para poder comunicar com um telemóvel, um Caranguejo Robot - Robot autónomo adaptado com 8 motores (patas do caranguejo) e com um sensor ultrasom que o permite desviar-se de objetos e um jogo da memória - são ligados leds em determinada sequência, cujo objetivo é reproduzir essa sequência através de botões que ligam os leds.

Pode visualizar a comunicação da ANPRI “Educar e Transformar com Arduino” aqui ou no Slideshare de Fernanda Ledesma.

A ANPRI felicita e agradece aos professores que se disponibilizaram para colaborar nesta iniciativa com os alunos e projetos, pois juntos conseguimos fazer melhor e construímos a rede.