Últimas Notícias

A ANPRI na Conferência: Currículo para o Século XXI: competências, conhecimentos e valores, numa escolaridade de 12 anos

A ANPRI na Conferência: Currículo para o Século XXI: competências, conhecimentos e valores, numa escolaridade de 12 anos

por Ana Gato -
Número de respostas: 0

No dia 30 de abril a ANPRI esteve presente na Conferência: Currículo para o Século XXI: competências, conhecimentos e valores, numa escolaridade de 12 anos, organizada pela Direção Geral de Educação, no âmbito do debate alargado sobre educação, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

Intervimos no Painel 4: As competências no domínio da Matemática, das Ciências e da Tecnologia: conhecimentos, estratégias e competências científicas e tecnológicas, no qual a Presidente da Direção da Associação, Fernanda Ledesma, apresentou as disciplinas que temos e as que não temos, apresentando propostas para as melhorar e para as disciplinas que constituem lacunas identificadas por alguns estudos, quer ao nível do ensino básico, quer ao nível do ensino secundário, de modo a que haja um maior equilíbrio entre os diferentes ciclos. Referiu também as repercussões para os alunos, para as áreas de engenharia informática no ensino superior e para a economia do país.

Não esquecemos aqueles projetos que nos enchem a alma, como a iniciação à programação no 1º ciclo e transmitiu as mágoas e o esforço que os professores de informática fazem para fazerem o melhor trabalho possível.

Apresentou um esquema de competências digitais para todos os alunos ao fim dos 12 anos e de escolaridade cruzando os níveis de desenvolvimento.

Como prometido pela tutela, esperamos que seja apenas o princípio de uma discussão, pelo que aguardamos agora, novos agendamentos para reuniões de trabalho.

  

Pode visualizar a comunicação da ANPRI aqui ou no Slideshare de Fernanda Ledesma.