Últimas Notícias

ANPRI na Comissão de Educação e Ciência na Assembleia da República

ANPRI na Comissão de Educação e Ciência na Assembleia da República

por Ana Gato -
Número de respostas: 0

Na sequência do pedido de audiência dirigido à Comissão de Educação e Ciência, a ANPRI foi recebida em audiência, no dia 17 de maio de 2016 no Palácio de S. Bento.

A audiência teve como objetivo apresentar os pontos críticos do currículo na área da informática e das TIC. Salientando o tempo atribuído às TIC e a não existência de desdobramentos. A falta de equilíbrio entre os ciclos, tendo em conta, que  não há nenhuma disciplina no 2º ciclo e no secundário e ainda a situação atual do funcionamento da equipa TIC, entre outros assuntos. Relembrou que pelo menos três dos partidos presentes tinham estas questões inscritas nos  seus programas eleitorais, pelo que para resolver a situação, basta cumprir.

Apresentamos as propostas da ANPRI para as Ciências da Computação, Ciências Informáticas no Ensino e Aprendizagem e Estruturas de Apoio nas escolas/agrupamentos de modo a colmatar as lacunas identificadas.

Foi dada a conhecer a publicação “Disciplina de TIC: Competências para a vida” que contém o tratamento de dados de um formulário que a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) elaborou, bem como apresentados os resultados do formulário sobre o funcionamento da Equipa TIC (documentos entregues, em mão, na versão impressa).

Esta audiência foi conduzida pelo Senhor Deputado André Pinotes, do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS). Estiveram presentes as Senhora Deputadas Parlamentares Ana Virgínia Pereira do Partido Comunista Português (PCP), Maria Germana Rocha do Partido Social Democrata (PSD) e Ana Rita Fernandes do Centro Democrático Social (CDS).

As ideias apresentadas pela ANPRI foram ao encontro das preocupações dos membros da Comissão de Educação e Ciência que mostraram recetividade à reflexão sobre as nossas preocupações ficando assim o caminho aberto para a discussão futura de forma a encontrar uma resolução.