You are not logged in. (Login)

 
 
Picture of Fernanda  Ledesma
Até quando esta agitação nos concursos de professores
by Fernanda Ledesma - Saturday, 4 October 2014, 8:56 PM
 

A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) repudia a forma como os professores foram tratados neste processo relativo aos concursos. É urgente que estas situações sejam reparadas e que se desenvolvam os mecanismos necessários para evitar que tal se repita em futuros concursos, sob pena de tornar o sistema de colocação injusto e sem credibilidade. Pois, todas estas situações contribuem para debilitar a imagem da educação em geral e dos profissionais da educação em particular.

Reafirmamos o que tínhamos escrito anteriormente, no parecer que emitimos durante o mês de setembro de 2014, sobre o mesmo assunto. É um imperativo uniformizar o concurso numa candidatura única, que ordene os candidatos, com critérios claros, objetivos e justos, para todas as escolas/agrupamentos e para todo o ano letivo, para dar resposta aos horários que vão surgindo. 

Estamos estupefactos com as confusões, contradições, injustiças e atropelos verificados que afetam irremediavelmente qualquer réstia de confiança, que ainda pudesse existir, por parte dos professores relativamente ao Ministério da Educação e Ciência.

É urgente que a serenidade se faça sentir em contexto educativo, pois estas situações penalizam os alunos, as turmas, as escolas/agrupamentos e os professores. Salientamos que o impacto não se faz sentir apenas agora, no início do ano letivo, mas terá consequências negativas durante o resto do ano. Os alunos serão penalizados pelo atraso nas aprendizagens das disciplinas às quais não têm professor atribuído, o entanto, os programas e metas curriculares terão de ser  cumpridos no mesmo espaço temporal, para dar resposta aos exames e restantes avaliações. Realçamos, ainda, o impacto nas situações com alunos das vias profissionalizantes (cursos de educação e formação, cursos profissionais, cursos vocacionais e restantes), pois  todas estas aulas, em falta, terão de ser repostas, sendo que o horário semanal destes alunos já é muito extenso. Serão penalizados desta forma os alunos, os professores e as escolas, por motivos que lhes são totalmente alheios.

A ANPRI expressa a sua solidariedade a todos os professores afetados, para além, obviamente, dos professores de informática. 

 
Skip Recursos e MateriaisSkip Áreas de InformaçãoSkip Atividades e desafios

Atividades e desafios

Skip Próximos Eventos

Próximos Eventos

29/05 a 1 de junho | Barreiro

 

Skip CENTRO DE FORMAÇÃOSkip Protocolos

Protocolos

assp

Skip Settings

Settings