Últimas Notícias

CodeWeek'2016: Basto Tecnológico: caminhos para o desenvolvimento

CodeWeek'2016: Basto Tecnológico: caminhos para o desenvolvimento

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

Dia 15 de outubro a Adbasto organizou, em Cabeceiras de Basto, a mesa redonda sobre o tema «Basto tecnológico: caminhos para o desenvolvimento», na qual a Presidente da Direção da ANPRI participou, juntamente com Fábio Silva (Investigador ISLab/Centro Algoritmi da Universidade do Minho e Professor do Politécnico do Porto), Martinho Gonçalves (Diretor da Infracontrol) e Artur Cardoso (Gerente do Pena Aventura). A moderação esteve a cargo do Embaixador Português da Semana Europeia da Programação, Bruno Ferreira.

Nesta mesa redonda coube-nos falar sobre a importância da dimensão da educação num plano digital ou tecnológico de uma cidade ou nas ditas “cidades inteligentes” ou ainda de uma região fomentando a colaboração entre concelhos, de forma a fortalecer um projeto desta dimensão.

Refletiu-se ainda como um município pode colaborar numa melhor educação com tecnologias das suas escolas, quer ao nível de infraestruturas, quer ao nível do desenvolvimento de ações nesta área.   

Como refere Bruno Moura Ferreira “plantou-se uma pequena semente em Basto. Espero que cresça e que tenha um futuro cheio de esperança”.

A Presidente da Direção referiu que ser programador é uma das profissões que é universal, programar em Portugal é igual a outro local qualquer do mundo. Regionais terão de ser os projetos digitais que incluem a educação nesta área, em cada município. São muito os desafios nesta área, nomeadamente quando a educação está cada vez mais ligada aos municípios, pelo que o importante é discutir ideias e inquietações de forma que surjam ações no terreno, por uma melhor educação e mais integrada com a sociedade que a rodeia.  

Parabéns à equipa da Adbasto por ter provocado esta discussão na sua localidade.