Últimas Notícias

Festival Nacional de Robótica 2017

Festival Nacional de Robótica 2017

por Patrícia Ferreira -
Número de respostas: 0

A ANPRI associa-se à organização do Festival Nacional de Robótica 2017, convidando e incentivando todos a participar nas diversas atividades deste evento: workshops e formação acreditada para professores, visitas de estudo ou visitas de iniciativa individual, competições de robótica, entre muitas outras.

Relativamente à formação contínua para professores, a informação encontra resumida a partir do endereço http://robotica2017.isr.uc.pt/index.php/pt/programa/oficinas-workshops.

O Festival Nacional de Robótica (FNR) é um evento promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica, uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o de promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as aplicações (indústria e serviços) na área da robótica.  

FNR1 FNR2 FNR3 FNR4

A edição de 2017 do FNR irá decorrer em Coimbra, de 26 e 30 de Abril, estando a ser organizada pela Universidade de Coimbra com a colaboração de diversas entidades, nomeadamente o Instituto de Sistemas e Robótica e a Câmara Municipal de Coimbra.

Este evento irá levar a cabo várias atividades principais, nomeadamente:

  1. Conferência científica internacional, a IEEE International Conference on Autonomous RoboticSystems and Competitions (http://icarsc2017.isr.uc.pt);
  2. Competições de robótica - estas competições promovem o espírito inovador e empreendedor das crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também esta área junto do público em geral. No FNR efetua-se ainda o apuramento das equipas Portuguesas para o RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada País, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.
  3. Oficinas de robótica (workshops), com um carácter essencialmente didático, visando atrair e dar a conhecer as bases da robótica a jovens e formadores;
  4. Mesas redondas de inovação - esta atividade é composta por encontros entre representantes da indústria e representantes do Sistema Científico e Tecnológico (SCT). Os representantes da indústria apresentam problemas envolvendo robótica e os representantes do SCT apresentam propostas de solução. A melhor proposta será selecionada para dar origem a uma parceria de cooperação;
  5. Feira de emprego - esta atividade visa colocar empregadores (patrocinadores) em contacto com futuros empregados (estudantes) de modo a agilizar o processo de recrutamento e de procura de emprego;
  6. Demonstrações de robótica e tecnologias de automação.

O FNR tem reunido anualmente mais de 600 participantes, incluindo alunos das escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior e investigadores, nas áreas da robótica e automação, nacionais e internacionais.