Últimas Notícias

Projeto GEN10S Portugal é mais um atropelo aos Professores de Informática

Projeto GEN10S Portugal é mais um atropelo aos Professores de Informática

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

Consideramos ser altura de esclarecer cabalmente e definir o que separa a integração transversal das TIC, das disciplinas específicas desta área.    

O grupo de docência de Informática foi criado pela Portaria n.º 1141-C/95, de 15 de setembro, entrando em funcionamento no ano letivo de 1995-1996. A mesma portaria lista o elenco das disciplinas afetas ao respetivo grupo de recrutamento. A ANPRI é a entidade que legalmente representa os professores de informática e as disciplinas afetas a este grupo.

No âmbito do processo da flexibilidade curricular propusemos a possibilidade de iniciar a disciplina de TIC, no 5º ano, em todas as escolas/agrupamentos de forma a começar a recuperar, de imediato, a inexistência ou existência muito diminuta, desta área, para todos os alunos. Não foi permitido, mas vemos agora, ser permitido a entidades externas ao sistema educativo, o que nos cabia a nós fazer e temos formação adequada para o fazermos bem, caso nos tivessem permitido a abertura da disciplina, em todas as escolas. Os professores de informática foram atropelados.

Assim, gostaríamos de ver esclarecidas as dúvidas que temos sobre o Projeto GEN10S Portugal e que remetemos no documento em anexo. 

Já solicitamos reunião às seguintes entidades:

Ex.mo Senhor Primeiro Ministro,

Ex.mo Senhor Ministro da Educação,

Ex.mo Senhor Secretário de Estado,

Ex.mos Deputados da Comissão de Educação e Ciência,

 Com conhecimento à comunicação social