Últimas Notícias

ANPRI no TIC@Portugal'17

ANPRI no TIC@Portugal'17

por Patrícia Ferreira -
Número de respostas: 0

ticportugalA ANPRI esteve presente no TIC@Portugal'17 através de sessões práticas dinamizadas por membros dos órgãos sociais e em parceria com sócios e professores de informática.

No Monte da Caparica decorreu a sessão - Uso de drones no ensino recorrendo a programação com o Tynker, dinamizada pela Cláudia Barata.

Em Setúbal com os professores Luís Dourado e Mário Afonso da Escola Secundária Augusto Cabrita, em parceria com a ANPRI dinamizaram a sessão Programação de robots Anprino.

Em Coimbra realizou-se uma sessão prática, dinamizada pelo João Leal, intitulada -“Cenários de Aprendizagem integração curricular das TIC” – explorando diversos cenários de aprendizagem utilizando as TIC, utilizando aplicações que criem ambientes de aprendizagem motivadores e diversificados.

Também em Coimbra, os professores Clara Marto, João Sá e Paulo Gomes, do Clube PRODE da Escola Secundária de Avelar Brotero, em parceria com a ANPRI, dinamizaram um workshop de Introdução ao Arduino/Genuino, com o subtítulo - Vamos programar luzes a piscar e outras coisas divertidas.

O Arduino (designado Genuino fora dos EUA) é uma plataforma de baixo custo e de fácil utilização para levar a todos a possibilidade de interagir com o mundo físico através da programação e da eletrónica.

Consiste numa placa à qual se podem ligar sensores que funcionam como entradas (ex: premir um botão, ler a temperatura, a humidade,...) e produzir saídas através de atuadores (ex: ligar ou desligar uma luz, ativar um motor, enviar uma mensagem, ...).

A placa é programada através do computador com recurso a um ambiente de desenvolvimento e à linguagem de programação Arduino. Este é um ambiente amplamente utilizado, tanto em contextos escolares e académicos, como profissionalmente, com inúmeras aplicações em diferentes áreas: robótica, artes, eletrónica, programação, física, matemática, entre muitas outras.

Através de uma abordagem prática, este workshop tem como objetivo familiarizar os participantes com o sistema Arduino, realizando exemplos de programação com resultados imediatos.

Foram sessões com professores motivados e com vontade de aprender e partilhar as suas vivências. Agradecemos a participação de todos os que estiveram presentes e colaboraram, pois juntos conseguimos fazer melhor, por uma educação com tecnologias.