Últimas Notícias

Duas MEDALHAS de BRONZE para PORTUGAL nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), Teerão 2017

Duas MEDALHAS de BRONZE para PORTUGAL nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), Teerão 2017

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

De 28 de julho a 3 de agosto realizou-se em Teerão (Irão) a 29.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). Cerca de 308 alunos de escolas secundárias provenientes de mais de 80 países participaram no evento. Propostas inicialmente numa reunião da UNESCO, as Olimpíadas Internacionais são provavelmente o maior e mais prestigiado concurso de programação em todo o mundo.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas desde 2002 pela APDSI. A prova está aberta a todos os alunos portugueses com menos de 20 anos e que ainda não frequentem um curso universitário.

Os alunos Henrique Navas, do 12.º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (Lisboa)  e o Duarte Nascimento do 12.º ano da Escola Secundária da Amadora (Amadora) trouxeram duas Medalhas de Bronze.

Parabéns a todos os participantes. Esta competição é muito apertada e levada muito a sério em países como a China, Rússia, Estados Unidos ou Polónia, onde os alunos se preparam durante um ou mais anos quase exclusivamente para as Olimpíadas, sendo verdadeiros atletas de alta competição. Em Portugal os recursos são mais escassos e a preparação é feita sem os alunos deixarem de seguir o seu normal percurso curricular nas respetivas escolas. Antes de 2017, Portugal tinha conquistado até ao ano passado seis medalhas de bronze e com as duas medalhas deste ano, o nosso país acumulou um total de oito medalhas de bronze.