Últimas Notícias

Apresentações, artigos e agradecimentos do I Congresso Nacional de Professores de Informática

Apresentações, artigos e agradecimentos do I Congresso Nacional de Professores de Informática

por Info ANPRI -
Número de respostas: 0

A ANPRI organizou o I Congresso Nacional de Professores de Informática (I CNPI), que se realizou nos dias 2 e 3 de outubro, no auditório Azure da Microsoft, no Parque das Nações, em Lisboa. Neste seminário participaram alguns/algumas oradores/as de reconhecido mérito no panorama nacional aos quais se juntaram boas práticas, experiências e projetos de professores.

O congresso teve como lema “BUILD THE NETWORK e como objetivo desenvolver uma reflexão, entre docentes de informática, de diferentes níveis de ensino, mas também com outros agentes educativos face ao ensino da informática em Portugal. Foram apresentados vários estudos realizados por instituições no âmbito das tecnologias, quer na perspetiva das empresas, quer sobre as linguagens de programação mais solicitadas no mercado, mas também sobre empregabilidade digital e outros assuntos relacionados com o tema. Durante o Congresso foram apresentados vários projetos, aos quais os professores de informática podem aderir com os seus alunos.

Após as várias intervenções e inquietações dos professores constatou-se que há a necessidade de refletir “sobre quem é o professor de informática e o seu papel na educação”, pelo que a ANPRI se comprometeu a criar momentos que permitam desenvolver esta reflexão.

Aos trabalhos do Congresso aliaram-se momentos de lazer que permitiram a troca de informação e conversas entre pares, que consideramos serem muito importantes para o nosso grupo.

A ANPRI agradece à Microsoft por nos ter ajudado a proporcionar estes dois dias, com as melhores condições, aos professores de informática.

Agradece ao Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP), nomeadamente aos alunos Rodrigo Simões e David Tomé (alunos do 1º ano do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade) e ao professor Paulo Calhau que conceberam design gráfico do congresso.

Ao alunos e professores do Curso de Multimédia do Agrupamento de Escolas D. Dinis pelo registo de fotografia e vídeo.

À Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa pela forma como fizeram a receção, apoio logístico e coffee breaks.

Aos colegas que integraram a comissão organizadora.

Às colegas Patrícia Ferreira e Ana Gato pela sua dedicação nestes dois dias.

A todos os colegas que fizeram parte dos órgãos sociais do biénio que terminou, tendo contribuído para o percurso que se fez para chegar até ao congresso.

A ANPRI propõe a realização de um congresso de 2 em 2 anos, intercalando com eventos e iniciativas regionais

Pode consultar as comunicações e apresentações do evento aqui [+]

O discurso da Presidente da Direção da ANPRI pode ser consultado aqui [+]

O I CNPI teve como parceiras as seguintes entidades:

 

(Editado por Ana Gato em Sábado, 10 Outubro 2015, 12:18)

(Editado por Ana Gato em Quarta, 14 Outubro 2015, 14:21)