Encontra-se a utilizar acesso de visitante (Entrar)

Fernanda Ledesma

Natural do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, reside atualmente em Setúbal.

 

Docente do Grupo de Informática, leciona desde 1997, em  escolas na zona deTrás-os-montes (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor) e também na Margem Sul do Tejo (Quinta do Conde, Barreiro e Setúbal), integra atualmente o quadro da Escola Secundária D. João II, em Setúbal.


Já desempenhou vários cargos pedagógicos (Direção de Turma, Delegada de Grupo, Membro do Conselho Pedagógico, Direção de Instalações, Delegada à Profissionalização em Serviço, Coordenadora de TIC, Coordenadora do Projeto dos Portáteis e Professora Bibliotecária).
 

Com formação inicial em Informática de Gestão pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do  Instituto Politécnico de Bragança.

Curso de Qualificação para o Exercício de outras Funções Educativas – Comunicação Educacional e Gestão de Informação – Centro de Recursos pelo Instituto Politécnico de Setúbal

Pós Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela Universidade Católica Portuguesa.
Mestra em Gestão de Sistemas de  E-learning pela Universidade Nova de Lisboa.

 

Formadora da Formação Contínua de Professores nas áreas - Tecnologias Educativas, Didáctica Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho.

 

Já participou em vários projetos no âmbito das tecnologias em contexto educativo, quer nacionais e quer  internacionais ( Projeto SETTIC ( Internet no 1º Ciclo de Ensino Básico), Projeto CbTic (Competências Básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação), Acer-European Schoolnet Tablet Pilot, entre outros).

 

Co-autora do Projeto Seminário G550 – Boas práticas e Partilhas no Grupo de Informática com o Rui Nascimento e o Óscar Leal dos Santos.

 

Foi-lhe atribuído o prémio de Professora Inovadora Microsoft no ano 2008, representando Portugal no Fórum dos Professores Inovadores Europeu, representando Portugal na Croácia.

Foi também a 3º Classificada na categoria de Inovação Pedagógica, com o projeto “Mundo do João” pelos Prémios de Reconhecimento à Educação – Ensino do Futuro: Escolas para o Século XXI, dinamizados pela SinASE e GroupVision.


Esteve requisitada em serviço, por duas vezes no Ministério da Educação, no Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Setúbal, através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e na  Equipa de Coordenação, Monitorização e Formação do Plano Tecnológico da Educação no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).

 

Integrou a direção da ANPRI de outubro de 2011 a setembro de 2012

 

Foi uma das redatoras das propostas e pareceres da ANPRI, no Ambito da revisão curricular.

 

Representou a ANPRI:

» Membros da Direção