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Workshops para Alunos

A ANPRI disponibiliza um conjunto de workshops, destinados aos alunos do ensino básico, secundário e vias de ensino profissionalizante, que coloca à disposição dos professores de informática.

Os workshops têm a duração de aproximadamente 90 a 100 minutos, e o número de participantes varia consoante o tipo de sessão escolhida e as condições existentes no local.

O objetivo dos mesmos, é que os professores possam proporcionar uma atividade diferente aos alunos numa aula, no dia/semana das tecnologias/informática ou uma sessão sobre segurança na Internet.

Os workshops poderão ser requisitados por sócios ou professores de informática, associações de país e escolas, através do email geral@anpri.pt .

 

Workshops disponíveis:

Robot Anprino

Com o projeto do Robot Anprino juntamos a programação por blocos, a impressão 3D, as placas eletrónicas e os sensores.

Os objetivos principais a atingir nestas sessões são:

  • Fazer uma introdução à noção de Robótica e dar a conhecer algumas das potencialidades da utilização de robots;
  • Dar a conhecer as diferentes versões do Robot Anprino e quais as suas características e diferenças principais;
  • Conhecer os sensores existentes e para que servem;
  • Programação de tarefas simples a realizar pelos Robots Anprino utilizando uma linguagem de programação por blocos e/ou por código, desenhada especificamente para este fim.

 

Nº de alunos por sessão: 1 turma

Software para instalação antes do workshop:

IDE do Arduino

Python

Ardublocky para Arduino

 

Robótica & LEGO

Nestas sessões pretende-se explorar e montar Robots da Lego e alguns dos sensores disponíveis. Depois deste processo estar realizado, estes robôs serão programados pelos alunos através do software específico para esse fim.

Os objetivos principais a atingir são:

  • Fazer uma introdução à noção de Robótica e dar a conhecer algumas das potencialidades da utilização de robots;
  • Explorar e montar Robos da Lego, nomeadamente NXT e EV3.
  • Conhecer e explorar alguns dos sensores disponíveis para utilização neste tipo de robots.
  • Programar estes robôs para a realização de tarefas simples com a utilização ou não dos sensores, através do software específico disponibilizado pela Lego.

Nº de alunos por sessão: 15 a 20

Software para instalação antes do workshop:

EV3 PROGRAMMER APP

 

 

 Arduino

A placa de Arduino é utilizada como plataforma de prototipagem que torna a robótica mais acessível. Assim, com estas sessões pretende-se:

  • Fazer uma introdução ao controlar Arduino e respetiva IDE;
  • Realizar a montagem e programação de pequenos circuitos, utilizando a IDE de Arduino;
  • Conhecer exemplos de aplicações da Arduino no dia-a- dia.

 

Nº de alunos por sessão: 15 a 20

Software para instalação antes do workshop:

IDE do Arduino

 

  Scratch & Arduino

Se o Scratch torna possível atrair os alunos para a programação, imagine juntá-lo a uma placa de prototipagem eletrónica, a Arduino, usada por artistas, designersmakers e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software, e que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores.

 

Nº de alunos por sessão: 15 a 20

Software para instalação antes do workshop:

IDE do Arduino

Scratch for Arduino

 

  Scratch – Imagina, Programa, Partilha!

Scratch assume-se como um interface para fazer com que a programação seja atrativa e acessível para quem se disponha a aprender a programar.

workshop visa uma iniciação à ferramenta como meio de expressão para ajudar os alunos a expressar as suas ideias de forma criativa, desenvolvendo o raciocínio lógico.

 

Nº de alunos por sessão: 1 turma

Software para instalação antes do workshop:

Scratch

 

 Kodu

O KODU é uma linguagem de programação visual, que permite criar e partilhar histórias, jogos e animações interativas num ambiente tridimensional.

Ideal para uma primeira abordagem ao mundo da programação, este workshop visa explorar a criação de um mundo virtual, a inclusão de personagens e a programação de um jogo simples.

 

Nº de alunos por sessão: 1 turma

Instalar o Kodu antes do workshop através do site da Microsoft – Parceiros em Educação, aqui.

 

  GIMP

O GIMP é um software open source com funcionalidades muito semelhantes a alguns programas proprietários que permite a manipulação de imagens digitais.

workshop visa uma introdução à aplicação, exploração dos efeitos e de algumas técnicas de tratamento e manipulação de imagens e desenho gráfico.

 

Nº de alunos por sessão: 15 a 20

Instalar o GIMP antes do workshop através do site oficial, aqui.

 Modelação e Impressão 3D

A Impressão 3D é uma avançada tecnologia que permite digitalizar uma pessoa ou objeto do mundo real e obter o respetivo modelo digital. Com estas sessões pretende-se dar a conhecer Aplicações de Modelação 3D e o que é a Impressão 3D.

Os objetivos principais a atingir nestas sessões são:

  • Conhecer o conceito de impressão 3D;
  • Conhecer o conceito de Modelação 3D, como base da Impressão 3D;
  • Conhecer uma ou mais Aplicações de Modelação 3D e realizar um projeto simples tendo em consideração as necessidades e constrangimentos para uma impressão 3D.

 

Nº de alunos por sessão: 15 a 20

Antes do workshop, instalar o TINKERCAD, através do site oficial, aqui.

 

 APP Inventor

O App Inventor é uma ferramenta que permite facilitar o desenvolvimento de Apps para Android, fazendo com que a programação para dispositivos móveis seja atrativa e acessível a vários níveis etários e a quem se disponha a aprender a programar.

Estas sessões têm como objetivo principal:

  • Conhecer o App Inventor como ferramenta para a criação de Apps, tão em uso nos dias de hoje;
  • Saber realizar a ligação entre o smartphone e a App desenvolvida no App Inventor para testar as Apps criadas;
  • Criação de Apps exemplo para testar as funcionalidades principais do App Inventor, como forma de dar aos alunos algumas capacidades que lhes permitam criar as suas próprias apps, de acordo com as suas necessidades e vontades.

 HTML

 

Segurança na Internet

Quando se navega na Internet muitas são as vezes que se descura a segurança ou por desconhecimento ou simplesmente porque se acha que as coisas más só acontecem aos outros.

A sessão visa sensibilizar os jovens para alguns dos cuidados que devem ter e alertar para os perigos que podem correr quando estão online.

 

Nº de alunos por sessão: a definir na marcação da sessão.

 

Websites

Criar websites online gratuitamente é rápido e fácil. São várias as opções que existem disponíveis: webnodewordpresswixgoogle sites, entre outros.

workshop tem como objetivo aprender a criar e a manter websites para projetos e atividades escolares.

 

Nº de alunos por sessão: 1 turma

Soldadura de Componentes Electrónicos

A soldadura é a base de todas as aplicações em eletrónica porque permite uma ligação eficiente entre os componentes e os condutores.

Com estas sessões pretende-se mostrar e dar a hipótese dos alunos experimentarem este processo.

  • Saber o que é a Soldadura de Componentes Eletrónicos e qual a sua principal finalidade;
  • Conhecer os materiais e ferramentas necessárias à realização deste processo;
  • Realizar a soldadura de alguns componentes eletrónicos utilizando o kit preparado e distribuído no início da sessão, pela ANPRI.

 

Marcação:

A requisição dos workshops pode ser feita através do email info@anpri.pt e os workshops decorrerão na escola/agrupamento/outro que o professor que os solicitar indique.

 

Preçario:

Cada workshop tem um valor fixo, conforme a tabela a seguir: 

Professor Sócio Professor de Informática Não Sócio
15€ 25€

 

 

Recursos:

Ao nível de equipamento é necessário a existência de computadores/portáteis (um por cada dois alunos), videoprojetor e ligação à Internet.

O workshop de Scratch & Arduino só poderá ser dinamizado com o número máximo de 20 alunos, devido à necessidade de uso de equipamento específico. Caso o número de alunos seja superior, pode realizar-se dividindo os alunos em grupos. Os kits de Arduino são disponibilizados pela ANPRI no início da sessão.

O workshop sobre Segurança na Internet apenas carece da existência, no espaço, de um video-projetor e se possível, ligação à Internet.

 

  Descarregar o Folheto de divulgação dos workshops para alunos.

Última alteração: Quarta, 22 Fevereiro 2017, 13:32