História da ANPRI

1997

Abril Criação e lançamento do site "Curso Tecnológico de Informática (CIT)", resultante de contactos virtuais transformados em progressiva colaboração, pelos sócios António Andrade, Fátima Pais e Fernando Ferreira.

1998

Fevereiro Pré-inscrição no concurso para trabalhos de escolas com prémio NETPAC - RDIS da Telepac. Só existiu um concorrente.
17 de março Apresentação de um projeto para candidatura ao programa Nónio Século XXI (Programa de Tecnologias de Informação e Informação na Educação) com a Escola Secundária João de Deus, em Faro, coordenado pela sócia Ana Paula Ferreira.
20 de setembro Apresentação de um projeto para candidatura ao programa Nónio Século XXI, pelos sócios António Andrade, Fátima Pais, Fernando Ferreira e Paulo Pinho.

1999

30 de janeiro

Reunião entre os sócios António Andrade, António Ramos e Fernando Vaz, em Lisboa, com o apoio do sócio Alexandre Lima, de Faro, tendo como objetivo a criação de uma Associação.

4 de fevereiro Reunião entre os sócios António Andrade, Ana Paula Ferreira e Conceição Santos, em Aveiro, no II Congresso de Centros de Formação, para estudar o lançamento de uma Associação, na sequência das ideias lançadas na reunião de 30 de janeiro.
23 de fevereiro Aprovação do projeto dos sócios António Andrade, Fátima Pais, Fernando Ferreira e Paulo Pinho, ao programa Nónio Século XXI, a que se tinham candidatado em 20 Setembro de 1998.
26 de fevereiro Conferência para professores de informática na Universidade Lusíada, em Famalicão, com duas intervenções do sócio António Andrade sobre "O Ensino da Informática - Uma das Alavancas na Destruição Criativa da Escola" e sobre a Associação Nacional de Professores de Informática.
27 de fevereiro Assembleia Constituinte, em Lisboa, e consequente fundação da ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática. Dos 81 professores de informática que se inscreveram, estiveram presentes na Assembleia 40 e foram eleitos os primeiros corpos sociais para o biénio 1999/2001.
24 de abril Reunião dos corpos sociais, em Fátima.
4 de maio Obtenção do cartão provisório de pessoa colectiva através dos sócios António Ramos e Fernando Vaz.
11 de setembro Criada a primeira Mailing list para a "Profissionalização" pelo sócio António Ramos.
24 de setembro Recebimento do cartão definitivo de pessoa colectiva solicitado pelos sócios António Ramos e Fernando Vaz.

30 de setembro e

1 de outubro

Conferência proferida em Setúbal pelo sócio António Andrade no "II Seminário: A Publicação de Informação Educativa na Internet" – falando sobre a comunidade dos Professores de Informática.
12 de outubro A ANPRI concorre ao III Concurso Nónio Século XXI.
30 de outubro

Reunião dos órgãos sociais, no Porto.

Criação de um novo espaço virtual informal para troca de conteúdo alojado no domínio da Universidade Católica Portuguesa, entretanto descontinuado.

http://web.porto.ucp.pt/portalanpri
4 de novembro Escritura pública no 4.º Cartório Notarial de Lisboa em que estiveram presentes os sócios António Ramos, Luís Jerónimo e Fernando Vaz.  

2000

20 de janeiro Assinado protocolo com a AXA que confere 20% de desconto aos sócios (este acordo foi alcançado pelo sócio Paulo Torcato).
fevereiro a março Análise dos programas curriculares da disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Curso Tecnológico com reuniões e pareceres para o DES.
15 de fevereiro Publicação dos Estatutos da ANPRI em Diário da República.

maio a junho

Discussão sobre a disciplina de TIC no Ensino Básico.

Reunião da ANPRI com o DEB (a Associação esteve representada pelos sócios Fátima País e António Ramos).

26 de junho a

1 de julho

Curso FOCO no Porto de “Da montagem à gestão das Redes”, coordenado pelo sócio António Andrade e lecionado pelos sócios Tiago Fernandes, Paulo Pinho e Luís Pitta.
1 de julho Reunião nacional da ANPRI, em Cascais, com 21 presenças.
10 a 15 de julho 2.ª Edição do Curso "Da montagem à gestão das Redes”.
18 a 22 e 25 a 29 de setembro Curso FOCO na Universidade do Minho, em Braga, numa parceria DES e ANPRI.
20 de outubro Declaração do início de atividade da Associação Nacional de Professores de Informática – ANPRI a 100%.
23 de novembro Reunião regional em Faro, coordenada pela sócia Ana Paula Ferreira, sob o tema “A Força dos Laços Fracos” de António Andrade, com cerca de 50 presenças.
29 de novembro
Reunião regional em Cascais, coordenada pelo sócio Luís Jerónimo, sob o tema “A Força dos Laços Fracos “ de António Andrade, com 66 presenças (assistiram colegas de diversos locais do país incluindo Portalegre, Lisboa, Aveiro e Setúbal).
Negociações com a Microsoft Portugal para obtenção de preços especiais em software, formação e Sistema Operativo e servidor web da ANPRI (acordo para a cedência gratuita deste último ponto).
novembro e dezembro Distribuição de 60 CD-ROMs com protótipo de materiais didáticos.

2001

Pareceres para o DEB sobre os programas do 10º Ano do Curso Tecnológico de Informática e da disciplina de Tecnologias Multimédia do Curso Tecnológico de Multimédia.
Emissão dos Cartões de Sócio com fotografia e banda magnética.
ANPRI analisa o Decreto-Lei n.º 6/2001 de 18 de Janeiro.
20 de fevereiro

Envio para a comunicação social, parlamento e governo de um protesto sobre o Dec Lei n.º 6 de 2001.

Participação num debate, organizado pela RDP / Antena 1, com o Ministro da Educação através da colega Ana Paula Ferreira em 20 de Fevereiro (17H às 19H).
22 de fevereiro ANPRI no TOP 1000 do Terravista!
2 de março Protesto da ANPRI, publicado na Edição de 2/Março/2001 do Diário de Notícias e noticiado em várias estações de rádio.
5 de março ANPRI dá entrevistas à Exame Informática e Agência Lusa.
Ajustes do site da ANPRI para incluir algumas políticas como o email moderado e páginas reservadas a sócios.
17 de março Assembleia Geral em Lisboa na Escola D. Dinis, com eleição dos órgãos sociais para o biénio 2001/2003. António Andrade apresenta mapa utilizando um Quadro Interactivo do século XX
8 de junho

Participação no encontro de informática em Gambelas, Universidade do Algarve. 

Com a presença da ANPRI (Ana Paula, Manuel Almeida e António Andrade).

2003

29 de março Assembleia Geral na Escola Secundária de D. Dinis, em Lisboa, com eleição dos órgão sociais para o biénio 2003/2005. Aspeto da Assembleia Geral da ANPRI

2004

15 de julho Assinatura do protocolo de colaboração entre o Departamento de Formação da Capgemini Portugal e a ANPRI, onde fica estabelecido que a consultora daria formação em Linux aos professores do ensino secundário inscritos na Associação.

2005

15 de maio Eleição dos novos corpos dirigentes para o biénio 2005/2007. Discurso para a Assembleia Geral de Steven Piedade, eleito Presidente da Direção para o biénio 2005/2007
7 de junho Concluido o processo de registo de domínio anpri.pt

2007

12 de maio Assembleia Geral e eleição dos novos corpos dirigentes para o biénio 2007/2009, na Escola Secundária de D. Dinis, em Lisboa.

2009

5 de dezembro Assembleia Geral na Escola Secundária de D. Dinis, em Lisboa. Após vários adiamentos, realiza-se a Assembleia sem que haja listas candidatas aos órgãos sociais. A Assembleia delibera pelo prolongamento do mandato dos órgãos sociais para o biénio 2009/2011.

2011

7 de maio Assembleia Geral na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa. Não havendo listas candidatas, e perante a hipótese de extinção da ANPRI, os sócios presentes deliberam pela criação de uma lista aos órgãos sociais para que possa haver continuidade da Associação. São assim eleitos os órgãos sociais para o biénio 2011/2013.
outubro Em entrevista ao jornal Correio da Manhã, o Ministro da Educação fala na extinção da disciplina de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no 9º ano de escolaridade.

2013

19 de outubro Assembleia Geral da ANPRI, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, com eleição dos órgãos sociais para o biénio 2013/2015.

26 de novembro

Envio para o Ministério da Educação e Ciência do parecer da ANPRI sobre a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades.

9 a 15 de dezembro

A code.org aceita a parceria da ANPRI para dinamizar o evento Hour of Code em Portugal.

2014

3 de janeiro A ANPRI torna-se parceira do concurso SITESTAR.PT organizado pela DECO e o DNSO concurso tem como objetivo desafiar os alunos a desenvolver websites e blogues originais com conteúdos em português e sob o domínio.PT.
20 de janeiro A ANPRI e o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EduScratchem parceria com o projeto SeguraNet do Ministério da Educação e Ciência, promovem o concurso nacional de programação "Scratch Challenge - imaginar, aprender e partilhar".
29 de janeiro Participação da ANPRI na Audição Parlamentar - Currículos das Vias Profissionalizantes a convite da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura.
4 de fevereiro Reunião com o Ex.mo Senhor Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Professor Doutor David Justino.
7 de fevereiro A ANPRI, o Centro de Formação da Ordem de Santiago e a Escola Secundária D. João II, promovem o “Seminário: Ensino Vocacional e Profissional, por onde começar?”.
8 de fevereiro A ANPRI torna pública a posição sobre o referencial de educação para os média para a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário.
27 de fevereiro A ANPRI participa na reunião do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).
8 de março Comemorações dos 15 anos da Associação, sob o lema "Passado, Presente e Futuro - Juntos podemos fazer melhor", na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto.
27 de março A ANPRI e a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) realizam uma sessão online sobre as medidas tomadas relativamente à internet nas escolas.
16 de maio A ANPRI participou na 3ª jornada Conteúdos Digitais para a Educação organizada pelo Centro de Competências TIC da Universidade do Minho. 
2 de junho A ANPRI associa-se ao 1º concurso Kodu Kup Portugal lançado pela Microsoft.
5 de junho A ANPRI reune com a ANQEP.
20 de junho Assinatura do protocolo de cooperação institucional com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência.
2 de julho Torna-se público o parecer da ANPRI sobre o Regime Jurídico das Escolas Públicas e Privadas.
1 de setembro Assinatura do protocolo institucional com a Universidade Portucalense.
22 de setembro O Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua defere o pedido da ANPRI de acreditação como entidade formadora. É criado o Centro de Formação da ANPRI (CF-ANPRI).

25 de setembro

A ANPRI divulga parecer sobre os concursos de professores.
28 de setembro ANPRI esteve presente no evento Linux 2014, o maior evento de software livre em Portugal, representando os professores de informática.
15 de outubro A ANPRI participa no evento Codeweek, no âmbito da semana europeia da programação, organizado pela Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas.
18 de outubro A ANPRI organiza o ArdRobotic - Encontro de Arduino e Robótica.
29 de outubro Resposta da ANPRI ao Ofício nº 371-8ª – CECC/2014 pronunciando-se sobre Petição nº 423/XII/3 – sobre a anulação da prova de avaliação de conhecimentos e competências (PACC).
novembro A ANPRI volta a ser parceira na 2ª edição do concurso SiteStar.pt, uma iniciativa da DECO e da Associação DNS.pt.
8 a 14 de dezembro Pelo segundo ano a ANPRI apoia o evento Hour of Code, uma iniciativa da Code.org integrada na Computer Science Education Week.
  Publicação na revista nº 8 – Almadaforma, do artigo sobre o ensino vocacional "(In)vocações do Ensino Vocacional".

2015

A ANPRI disponibiliza um conjunto de workshops de curta duração, destinados aos alunos do ensino básico e secundário, que coloca à disposição dos professores de informática.
14 de janeiro a 11 de março A ANPRI participa no ciclo de seminários "Associações profissionais de professores e desenvolvimento da profissionalidade docente", organizado pelo Centro de Formação Escolas António Sérgio, em Lisboa.
13 de janeiro A ANPRI, enquanto membro do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa, esteve presente na sessão pública de apresentação do Portal de Estatísticas do Ensino Secundário – Cursos Científico-Humanísticos, que se realizou no Teatro Thalia, em Lisboa.
7 de fevereiro A ANPRI participa na 3ª edição da Conferência Talk a Bit, na Universidade de Engenharia do Porto, com a comunicação "Coding by Kids"
24 de fevereiro Assinatura do protocolo de cooperação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia para colaboração no âmbito da Rede TIC e Sociedade, no teatro Thalia, em Lisboa.
27 de fevereiro Participação da ANPRI na Audição Parlamentar - Reflexão sobre os currículos da escolaridade obrigatória, a convite da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura.
27 de março A ANPRI torna público o parecer sobre a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades, e em particular na sua componente específica para Professores de Informática (código 4200).
Última alteração: Friday, 29 de October de 2021 às 09:50