Encontro de Professores: Programação e Robótica na Educação, em Lagoa, Algarve

Encontro de Professores sobre o tema "Programação e Robótica na Educação” realiza-se numa parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a ANPRI. Decorre no Convento de São José, em Lagoa, no Algarve, no dia 18 de novembro de 2017, entre as 9.30h e as 17h. 

Convidamos todos os docentes do grupo 550 (Informática), docentes de outros grupos envolvidos em projetos ou interessados por estas temáticas,  mas também entidades e demais interessados a participar.

O Encontro decorre como Ação de Curta Duração ao abrigo da alínea b) do Artigo 4.º, do Despacho N.º 5741/2015 29 de Maio 2015.

Para inscrição no encontro solicitamos que proceda ao preenchimento do formulário que se encontra no seguinte link: Formulário para inscrição até ao dia 15 de novembro de 2017. No formulário pode  escolher também a oficina que pretende frequentar.

 

 

 

 

PROGRAMA

 

9:30

Receção aos participantes

10:00 Sessão de Abertura

Luís Encarnação, Vereador da Câmara Municipal de Lagoa

Fernanda Ledesma, Direção da ANPRI

10:30 Projetos e Práticas

Projeto de automação num curso profissional no Agrupamento de Escolas D. Manuel I - Justino Correia (Agrupamento de Escolas D. Manuel I)

Aprender a programar com robôs Duarte Duarte, Filipe de Jesus e Paulo Ribeiro (Escola Secundária de Loulé)

Modelação com canetas 3D - Paulo Cavaco e João Mateus (Agrupamento de Escolas D. José I)

 

11:00

Coffee break

11:30 Práticas e Projetos

TIC no Pré-Escolar - Paula Freire (Agrupamento de Escolas de Castro Verde)

Um projeto para o 1º ciclo com Scratch - Vítor Nobre (Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa)

Participação no Cansat no âmbito de Aplicações Informáticas - Vítor Guerreiro  (Escola Secundária João de Deus)

Projetos ANPRI  - Fernanda Ledesma

 13:00 Almoço
15:00 Oficinas

1.Programar Robot  ANPRINO com ArdubloKly 

2.Introdução à Modelação 3D

3.Arduino e sistemas digitais

17:00 Encerramento

Representante da  ANPRI

Representante da Câmara Municipal

 Oficinas: É necessário trazer computador portátil

1.Programar Robot  ANPRINO com ArdubloKly 

Nesta oficina tem como objetivo testar os motores, configurar e programar robots ANPRINO para realizar tarefas simples com Ardublocky, uma linguagem de programação por blocos e/ou por código. Demonstração das potencialidades em contexto educativo.

2.Introdução à Modelação e Impressão 3D

A evolução da impressão 3D tem mostrado perpetivas da modelação 3D, bem como a sua aplicação imediata. A modelação 3D faz parte de inumeras disciplinas, incluíndo as TIC no 7º ano e módulos dos cursos profissionais. 

3. Arduino e sistemas digitais

Esta oficina está orientada para os módulos sobre sistemas digitais integrados na disciplina de Arquitectura de Computadores e programação  e Sistemas de Informação do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

 

Última alteração: Friday, 17 de November de 2017 às 13:35