A
Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) congratula-se com a
implementação do Plano de Transição Digital pelo Governo de Portugal.
Assim, os professores de
informática concordam com a implementação do Programa Escola Digital Kit de
Computador e de Conetividade, que disponibilizará um computador com acesso à
internet a cada aluno e professor.
Como
já tivemos oportunidade de o transmitir em diversas reuniões, revemo-nos na
estratégia relativa à definição de 3 Kits de computadores com especificações
diferentes, por ciclo de ensino, tendo em conta que as necessidades dos alunos
são diferentes.
Apoiamos
a intenção de que os computadores, apenas, sejam cedidos aos alunos e não
doados. Esta situação garante o acesso a todos os alunos à tecnologia como meio
de aprendizagem e garante que os equipamentos continuem ao serviço da
comunidade educativa da respetiva escola, evitando o erro da estratégia do
passado Plano Tecnológico da Educação.
Contudo, preocupa-nos,
1) a ausência de estratégia de distribuição, apoio e manutenção dos
equipamentos e a inexistência de recursos humanos para realizar as tarefas que
serão agora responsabilidade dos Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas;
2) a não assunção do perfil, das atividades e do tempo a atribuir à
Equipa de Desenvolvimento Digital (EDD) de cada Escola;
3) a segurança dos alunos, que passam a transportar mais equipamentos e
quem está nas escolas tem a noção dos roubos, quer no interior das escolas,
quer nas imediações;
4) a ausência de um plano e envelope financeiro correspondente, seja por
parte do Ministério, seja por parte dos Municípios para o reforço das
estruturas, cablagens e tomadas elétricas e o provável aumento da potência da eletricidade.
O Plano de Transição Digital é do Governo e centralizado,
contudo estas questões, dada a ausência de estratégias, parece-nos, que vão ser
deixadas no espaço da autonomia das escolas.
Relembre-se que as escolas, salvo raras exceções, não têm
técnicos de Informática e no final da aquisição e entrega dos KITs Equipamento
e Conectividade os agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas mais
pequenos terão cerca de 1000 computadores e os maiores mais de 3000 à sua
responsabilidade.
Estas tarefas, a serem realizadas por
professores de Informática ou outros docentes, constituem um claro abuso das
suas competências definidas no Estatuto da Carreira Docente e ajustam-se no
perfil de um “técnico de informática” que não existe na maioria das Escolas.
Mas tudo tem um limite, entendemos que é tempo de estabelecer esses
limites! Entendemos
que está na altura de cumprir,
escrupulosamente, o horário de trabalho. Porque em primeiro lugar somos
professores.
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