Vamos acelerar o Anprino? Redesenhámos a roda para dar mais tração ao robot, aumentando a precisão e velocidade.Já a testamos, e o Robot Anprino ficou ainda mais imparável!
A nova peça duplica a roda original, com espaço para colocar dois O-rings, Podem descarregar o STL para imprimir em 3D aqui: Anprino Roda Dupla.
E porque não colocar o Anprino a desenhar? O Robot Anprino pode ser programado para deixar a sua marca. Para isso, concebemos um conjunto de peças que suportam canetas, com diferentes tamanhos, Cliquei aqui para descarregar os ficheiros STL para imprimir em 3D: Suportes para Canetas Anprino. E agora, é dar asas à programação criativa e transformar os Anprinos em robots pintores!
Embora disponibilizemos este guião de montagem, temos de salientar que há outras soluções de montagem, cada um pode fazer as suas opções, desde que consiga organizar as peças e o robot fique funcional.
Que peças impressas em 3 D têm o kit do Robot Anprino.
Quando iniciamos a introdução de placas eletrónicas, seja a arduino ou outra, no âmbito do ensino e aprendizagem formal ou não formal, é necessário que os alunos identifiquem alguns conceitos que ainda não dominam ou não conhecem de forma aprofundada. Assim, é necessário que os alunos os percebam, de uma forma adequada a cada contexto e a cada faixa etária, no caso dos alunos do ensino básico de uma forma mais intuitiva e criativa.
Assim, é necessário criar alguns instrumentos que nos permitam atingir esse objetivo. Nas sessões da ANPRI usamos uma “Rodela” que nos permite calcular o valor de uma resistência, com alunos que ainda não dominam os conceitos, mas que deste modo percebem que têm valor diferente.
Esta rodela pode ser descarregada no site do Robot Anprino, recortada e montada de forma a funcionar.
Depois basta colocar as cores seguidas, iguais às linhas das cores da resistência.
Depois da Maker Faire Rome, a visita seguinte do Robot Anprino levou-nos à nossa vizinha Galiza. Mais uma vez, foi uma oportunidade para divulgar o projeto, partilhar ideias com os makers presentes, e vir de lá com novas ideias para implementar. É esse o espírito das Maker Faire, partilhar, para aprender mais.
Maker Faire Galicia
Entre os dias 23 a 25 de novembro, o espaço Gaiás Cidade da Cultura em Santiago de Compostela acolheram a edição de 2018 da Maker Faire Galicia. Contou com cerca de quarenta projetos participantes. Robots pintores, impressoras 3D de grande volume, robots humanóides, holografia com telemóveis e muitos projetos de cultura Maker na educação despertaram a atenção dos visitantes.
Este ano, o seu lema era uma única palavra: faino. Algo que se pode traduzir por faz, ou fazer. Ao qual nós juntamos o para que nenhum aluno fique para trás, nessa língua que é nossa irmã. É esse o lema do nosso projeto de afetos, que visa contribuir para tornar a robótica educativa mais acessível, utilizando a combinação de hardware open source, impressão 3D e programação por blocos.
Para que nenhum aluno fique para trás
O projeto Robot Anprino, kit de robótica educativa desenvolvido por professores, procura responder à necessidade de acessibilidade das crianças e jovens que são alunos do ensino básico a instrumentos de aprendizagem na área da robótica e programação. Tem como lema que nenhum aluno seja deixado para trás e utiliza a combinação do potencial de três tecnologias, impressão 3D, programação por blocos e eletrónica de base arduino, para criar um kit de robótica de baixo custo, que pode ser montado em inúmeras configurações e programado por crianças.
Este projeto não se limita à construção de robots. Também aposta na formação de professores,quer na iniciação à programação e robótica, quer na conceção de atividades práticas, estruturadas e integradoras de diferentes áreas de aprendizagem, que permitam às crianças explorar a programação e robótica. Tem ainda um forte cariz social como kit de baixo custo, com alguns fornecidos a escolas de forma gratuita no âmbito de concursos que distinguem o esforço de professores com os seus alunos na promoção da aprendizagem da robótica e programação. Nas suas mãos, é uma ferramenta de desenvolvimento de competências nas áreas da tecnologia, fundamentais no mundo contemporâneo e futuro próximo. É um projeto aberto que pode ser remisturado por todos os interessados.
Anprino na Maker Faire Galicia
Para a Faire, levámos um exemplar de cada um dos nossos modelos: Luis, um segue-linhas autónomo que surpreendeu todos os visitantes, Nandy, com sensores que evitam obstáculos e andou pelo meio dos visitantes, e Arthur, que por ser controlado por Bluetooth foi constantemente conduzido pelas crianças que nos visitaram. Levamos também outros modelos que mostravam aos visitantes diferentes configurações de montagem e programação do Anprino, e um protótipo do Nana, um pequeno robot pensado para tirar partido da Internet das Coisas. Estreámos um dos nossos novos protótipos, um add on para criar desenhos com programação de robots. O nosso espaço também contava com uma impressora 3D portuguesa, mostrando parte do processo de criação deste robot.
O sorriso das crianças, a sua reação quando interagem com os nossos robots, é algo que nos encanta. Mais uma vez, estes eram o público mais interessado do nosso espaço, pegando nos robots, brincando com eles, conduzindo-os. Com os olhos a brilhar num misto de deleite e curiosidade . Os makers ficaram surpreendidos com a solução de programação amigável, utilizando o Blockly como base para se poder programar um robot baseado em arduino. Os visitantes apreciaram o lado colaborativo, de professores de diferentes áreas que se uniram para resolver problemas de acessibilidade à tecnologia. Nós pudemos trazer um pouco de tecnologia portuguesa à maior feira Maker espanhola.
Trazemos da Maker Faire Galicia um acolhimento caloroso, e espírito de partilha. Agora dizemos para que ningún alumno sexa para atrás. É para isto que trabalhamos.
Este sábado foi dia de trabalho para a equipa Anprino. Afinámos e preparámos os materiais para a nossa presença na Maker Faire Galicia, que irá decorrer nos dias 24 e 25 de novembro em Santiago de Compostela. Estamos prontos para mais um desafio!
Este ano, a Associação Nacional de Professores de Informática esteve presente na Maker Faire Roma. Entre as centenas de projetos de inovação tecnológica, experimentalismo e criatividade digital, ou instituições que mostram o que desenvolvem na crista da onda da inovação, contava-se o projeto Robot Anprino, desenvolvido pela ANPRI.
Robot Anprino: Que Nenhum Aluno Fique para Trás!
O projeto Robot Anprino, kit de robótica educativa desenvolvido por professores, procura responder à necessidade de acessibilidade das crianças e jovens que são alunos do ensino básico a instrumentos de aprendizagem na área da robótica e programação. Tem como lema que nenhum aluno seja deixado para trás e utiliza a combinação do potencial de três tecnologias, impressão 3D, programação por blocos e eletrónica de base arduino, para criar um kit de robótica de baixo custo, que pode ser montado em inúmeras configurações e programado por crianças.
Este projeto não se limita à construção de robots. Também aposta na formação de professores,quer na iniciação à programação e robótica, quer na conceção de atividades práticas, estruturadas e integradoras de diferentes áreas de aprendizagem, que permitam às crianças explorar a programação e robótica. Tem ainda um forte cariz social como kit de baixo custo, com alguns fornecidos a escolas de forma gratuita no âmbito de concursos que distinguem o esforço de professores com os seus alunos na promoção da aprendizagem da robótica e programação. Nas suas mãos, é uma ferramenta de desenvolvimento de competências nas áreas da tecnologia, fundamentais no mundo contemporâneo e futuro próximo. É um projeto aberto que pode ser remisturado por todos os interessados.
Maker Faire Rome 2018: nessuno studente è rimasto indietro.
Foi essa a dinâmica que quisemos partilhar em Roma, neste evento reúne alguns dos criadores de topo na comunidade Maker europeia. A reação do público que nos visitou foi surpreendente. Empreendedores e pessoas ligadas à indústria elogiaram as soluções tecnológicas do Anprino. Professores italianos descobriram o que se faz cá em Portugal nestes domínios, e partilharam metodogias de trabalho. Visitantes e curiosos ficaram surpreendidos com o lado social do projeto, sem fins lucrativos, enfatizando a promoção da igualdade na acessibilidade à tecnologia para crianças.
Mas as verdadeiras estrelas desta nossa aventura romana foram as crianças . Foram muitos os momentos em que o espaço da ANPRI se tornou um verdadeiro recreio, no melhor dos sentidos. Era constante ter meninas e meninos deliciados , interagindo com os nossos robots .
Para a Faire, levámos um exemplar de cada um dos nossos modelos: Luis, um segue-linhas autónomo que surpreendeu todos os visitantes, Nandy, com sensores que evitam obstáculos e andou pelo meio dos visitantes, e Arthur, que por ser controlado por Bluetooth foi constantemente conduzido pelas crianças que nos visitaram. Levamos também outros modelos que mostravam aos visitantes diferentes configurações de montagem e programação do Anprino, e um protótipo do Nana, um pequeno robot pensado para tirar partido da Internet das Coisas.
Partimos de Roma com o coração cheio. O Anprino, como dizemos, é um projeto de afetos, e o brilho nos olhos das crianças que nos visitaram , o seu sorriso enquanto interagiam com os nossos robots , alegrou-nos a alma . É por isto que trabalhamos , para que os nossos alunos desenvolvam competências que lhes permitam construir um futuro melhor . Adicionalmente, representámos Portugal num evento tecnológico ao nível europeu e com impacto global. Mais do que o nosso projeto, demos a conhecer aos visitantes, participantes e organização da Maker Faire Rome o que por cá se faz nos dominós da inovação em educação . Mais do que a Associação de Professores de Informática, representamos os professores que se dedicam à inovação, e todos os que levam o Anprino para as suas atividades, clubes de robótica ou sala de aulas.
A turma 10º Ano do Curso Profissional de Técnico de Electrónica, Automação e Computadores da Escola Secundária Augusto Cabrita fizeram estas Power Recharging Station para as power banks dos anprinos.
Quando as power banks descarregavam nos eventos, para além de levarem muito tempo a carregar novamente, tínhamos de ter muitas extensões elétricas para carregar as power banks da frotinha dos robots anprino.
Assim, os alunos do professor Luís Dourado meteram mãos à obra. Algum material reciclado, fontes de alimentação de computadores arrumados e umas minuciosidades, como uns leds que acedem para nos dar sinal … e voilá conseguimos carregar a frota toda de uma só vez. Fica a dica podem construir as vossas.
A convite da organização a equipa da ANPRI dinamizou o espaço Educação com workshops e demonstrações de Robots Anprino no Famalicão Extreme Gaming, que decorreu em Vila Nova de Famalicão nos dias 12 e 13 de outubro de 2018.
A segunda edição do Famalicão Extreme Gaming do festival de videojogos e de tecnologia onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar os jogos mais recentes para consolas, simuladores e dispositivos da nova geração, assistir ou jogar todo o tipo de videojogos, e interagir com alguns influenciadores (Youtubers, Streamers e outros) de renome nacional.
A equipa da ANPRI dinamizou várias sessões entre as quais a programação com robots anprino.
Estamos quase a ir a Roma partilhar o nosso querido Anprino! Na mala vai uma pequena frota, que esperemos faça lá as delícias que faz por cá. Entretanto, estamos listados na lista de projetos de uma Maker Faire que promete ser fantástica!