Últimas Notícias

Competências digitais: será que os alunos “sabem” tudo!

Competências digitais: será que os alunos “sabem” tudo!

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

O artigo sobre Competências digitais: será que os alunos “sabem” tudo! foi Publicado na Revista Digital DesAte, Nº 02, fevereiro 2020, Pág. 34 – 41. Debruça-se sobre a importância da disciplina de TIC (tecnologias de informação e comunicação), na perspetiva dos alunos. Porque é fundamental a capacidade de nos interrogarmos sobre as opções tomadas e os verdadeiros efeitos das medidas que implicam desenhos curriculares e determinam estruturas disciplinares.

Quisemos saber qual a perceção dos alunos sobre os conhecimentos que possuem no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para isso, perguntamos-lhe.

Com o modelo de autonomia e flexibilidade curricular, ainda, em transição, em junho de 2019, fizemos um levantamento, com o objetivo de recolher informação sobre a perceção dos alunos relativamente aos conhecimentos que possuem no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O formulário foi preenchido por turmas completas, não houve qualquer seleção de alunos, sendo constituído por quatro dimensões:

A. Caraterização da amostra

B. Distribuição das turmas e duração das aulas

C. Competências

a. Operacionais; b. Organizacionais; c. Editoriais; d. Gestão das Identidades digitais; e. Literacia mediática crítica e f. interação social.

Artigo disponível aqui.