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Proposta de uma Disciplina de Computação, como opção bienal para o Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias

Proposta de uma Disciplina de Computação, como opção bienal para o Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias

por Fernanda Ledesma -
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A ANPRI entregou ao Ministério da Educação a Proposta de uma disciplina de Computação para o Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias

O curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias constitui a via do ensino secundário que permite o acesso aos cursos do ensino superior, na área da Informática, da computação e das engenharias na área da informática, eletrónica e ciências da computação ou outras similares, cuja lista, bastante extensa, retirada do sítio web da Direção-Geral do Ensino Superior, pode ser consultada no anexo I.

Contudo, os alunos que optam por este percurso, para se candidatarem ao ensino superior, no âmbito dos cursos supracitados, não têm disponível nenhuma opção bienal na área de computação ou informática, no âmbito da formação específica, que cumpra o descrito no nº 3, do artigo 14.º  sobre as componentes de formação das matrizes curriculares-base do ensino secundário, referindo na alínea a) que a componente específica, nos cursos científico-humanísticos, visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso.

Assim, um aluno que siga este percurso para ingressar no ensino superior, nestas áreas, não frequenta qualquer disciplina relacionada com informática/computação durante todo o percurso do ensino secundário, pelo que ingressa no ensino superior com um défice de competências e conhecimentos na área, na qual pretende prosseguir estudos. Isto, porque temos um curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias, mas sem tecnologias.

Documentos que constituem a proposta: