Últimas Notícias

ANPRI presente no XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC

ANPRI presente no XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC

por Edgar Resende Borges -
Número de respostas: 0

A Associação Nacional de Professores de Informática esteve presente no XV Encontro de Professores sobre a Utilização Educativa das TIC, promovido pela EDUCOM, com a comunicação intitulada Estágios dos Cursos Profissionais em tempo de pandemia e também na moderação de um painel.

| Apresentação da comunicação (visualizar o ficheiro em anexo).

| Resumo da comunicação

Em março de 2020, devido à pandemia, que nos levou ao confinamento, fechavam as escolas e as
 empresas, inviabilizando a realização da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), comumente referida como estágio, dos alunos dos Cursos Profissionais. Esta situação constituía um sério problema para as escolas. Para ajudar a ultrapassar este constrangimento, a ANPRI, respeitando as orientações do Ministério da Educação, propôs cursos, área da Informática, Multimédia e Robótica, criando a oferta de Prática Simulada que conta já com a participação de 8 030 alunos, envolvendo 1159 professores de 538 Agrupamentos.

A concretização desta iniciativa decorreu numa plataforma digital para gestão da formação e dos trabalhos dos alunos, sendo acompanhados pelos professores orientadores. Em 2020 a Prática Simulada foi desenvolvida no formato de curso de formação (14 diferentes), integrando o desenvolvimento de um projeto.

Em 2021, funcionou na metodologia de projeto, distribuídos por 9 áreas. Os alunos percorrem 5 fases de trabalho que culminam com o desenvolvimento e criação do relatório do projeto.

Em cada área existe uma equipa de apoio (formadores da ANPRI) que cria conteúdos, desafios e recursos de aprendizagem, orientando e esclarecendo dúvidas dos alunos para que todos concluam com sucesso.

Cada aluno tem o seu portefólio digital, no qual organizava os seus trabalhos e projetos.