Últimas Notícias

São Miguel, Açores |Os Encontros com alunos e professores, a visita à Escola Profissional de Capelas e as reuniões

São Miguel, Açores |Os Encontros com alunos e professores, a visita à Escola Profissional de Capelas e as reuniões

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

III Encontro Professores em São MiguelDecorreu dia 2 de abril o III encontro de professores de Informática realizado no Expolab, Lagoa, em São Miguel.

Neste Encontro contamos com a Presença do Ex.mo Senhor Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila, que deu conta dos projetos a decorrer e também que as escolas podem apresentar projetos para criar/converterem uma sala/laboratório dedicado à robótica.

Seguiu-se um painel no qual se debateu a falta de professores de informática. Posteriormente tivemos um momento de partilhas de práticas e projetos em curso nas escolas, partilhadas pelos professores e alunos.

Durante a tarde os professores presentes, dividiram-se por duas oficinas: Introdução aos Micro:Bit, dinamizada pelo André Ruéla, do Expolab e Robótica, Inteligência Artificial e Scratch dinamizada pelo professor José Cascalho (GRIA-LIACC, FCT, Universidade dos Açores) e Jorge Pacheco (Escola Básica e Secundária Armando Côrtes Rodrigues).

Na manhã de dia 4 de abril, 2ª feira decorreu uma reunião com Senhor Diretor Regional da Ciência e Transição Digital, Sérgio Ávila na qual apresentamos os projetos da ANPRI e fizemos o ponto da situação dos projetos em curso.

Ao início da mesma tarde visitamos a Escola Profissional de Capelas, fomos recebidos pelo professor Ricardo Mousinho e pela Direção e fizemos uma visita às instalações.

Por fim, decorreu a sessão para alunos

Sessão com alunos sobre programação para jogos, no Expolab, na qual puderam ouvir Rasmus Pachuel sobre “Learn to Code, by Making Games” e Fernanda Ledesma sobre o tema “da programação para jogos às Gam Jam Games For Good”.

Foram dias muito intensos, num ambiente muito prazeroso, nesta primeira tentativa de regresso aos encontros presenciais.