Esta semana, 300 professores de várias regiões do país começaram um curso de formação acreditado com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional e os conceitos de programação no ensino e aprendizagem com recurso à plataforma code.org.
Esta iniciativa de formação contínua conta o apoio da Fundação Santander, da Sonae em parceria com a Code.org e a ANPRI. Destinado a educadores de infância, professores dos ensinos básico e especial, o curso visa capacitar os docentes para integrar o pensamento computacional e a programação em suas práticas pedagógicas. A formação aborda os conceitos básicos de Ciências da Computação, com foco em programação por blocos e nos desafios disponíveis na plataforma code.org.
Os principais objetivos da formação incluem a identificação dos princípios do pensamento computacional, a aplicação dos conhecimentos adquiridos num projeto pedagógico com perspetivas interdisciplinares, e a contextualização das competências digitais no ambiente de ensino e aprendizagem.
Esta formação é uma resposta à crescente necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI, proporciona-lhe ferramentas e estratégias que permitam introduzir e expandir o ensino e aprendizagem da programação nas escolas.
A formação continuará ao longo das próximas semanas, com sessões assíncronas e síncronas, permitindo que os participantes adquiram e apliquem os conhecimentos de forma flexível. Esta iniciativa reflete o compromisso com a inovação educacional e a preparação dos estudantes para um futuro cada vez mais digital.
Sobre os parceiros:
- Fundação Santander e Sonae apoiam iniciativas que promovam a inclusão digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas.
- Code.org é uma plataforma sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à educação em Ciências da Computação.
- ANPRI é a Associação Nacional de Professores de Informática, que atua na capacitação de professores na área das Ciências da Computação, TIC e Informática.