Últimas Notícias

ANPRI Divulga: Medalha de bronze para aluno português nas Olimpíadas Internacionais de Informática

ANPRI Divulga: Medalha de bronze para aluno português nas Olimpíadas Internacionais de Informática

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

Medalha de bronze para aluno português nas Olimpíadas Internacionais de Informática(IOI) e 3 medalhas de prata e 2 de bronze no concurso ibero-americano(CIIC) para os alunos portugueses. 

De 12 a 19 de Agosto realizaram-se em Kazan (Rússia) as 28as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). Este ano 308 alunos de escolas secundárias provenientes de mais de 80 diferentes países participaram neste evento. Para além de um variado programa social, dois dias de competição, de 5h e 3 problemas cada, colocam à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, que dão o seu melhor para representarem o seu país.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas presentemente pela APDSI. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Gonçalo Paredes (Esc. Sec. Avelar Brotero - Coimbra), Henrique Navas (Esc. Sec. D. Filipa de Lencastre - Lisboa), Duarte Nascimento (Esc. Sec. da Amadora) e Guilherme Penedo (Salesianos do Estoril), sendo liderada por Pedro Ribeiro (Team Leader - Universidade do Porto), co-adjuvado por Pedro Paredes (Deputy Leader - aluno da Universidade do Porto).

Os resultados alcançados foram excelentes, sendo que a delegação portuguesa viu o seu árduo trabalho de preparação colher frutos com a obtenção de uma medalha de bronze, por intermédio do aluno Gonçalo Paredes. Esta é a sexta medalha de bronze que Portugal alcança. As anteriores foram obtidas em 2002, na Coreia do Sul (por David Rodrigues), em 2009, na Bulgária (por Pedro Abreu), em 2011, na Tailândia (por Rodrigo Gomes) e em 2012 (por Pedro Paredes e Francisco Machado).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi também muito bom, com a obtenção de 3 medalhas de prata (Gonçalo Paredes, Henrique Navas e Ricardo Pereira) e 2 medalhas de Bronze (Duarte Nascimento e Guilherme Penedo).

Em 2017 haverá nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de seleção, e culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal nas 29as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar de 28 de Julho a 4 de Agosto em Teerão, no Irão.

Parabéns a todos os alunos que participaram neste dasafio: ONI, CIIC e IOI.