Últimas Notícias

HORA DO CÓDIGO #PORTUGAL já começou

HORA DO CÓDIGO #PORTUGAL já começou

por Patrícia Ferreira -
Número de respostas: 0

Começou hoje a Semana Mundial das Ciências da Computação e decorre até dia 11 de dezembro.

Pelo 4º ano consecutivo, a ANPRI está a dinamizar a iniciativa Hora do Código #Portugal.

Este é um evento mundial para que qualquer pessoa, de qualquer  idade tenha contacto com os conceitos das Ciências da Computação, durante 1 hora. Tem como objetivo mostrar que programar pode ser fácil e divertido. Esta iniciativa de sensibilização ao ensino da programação é de muito fácil implementação. Para isso, basta resolver as atividades do website da code.org e/ou do website do Movimento do Código. Não menos importante é o registo da atividade em ambos os websites.

Informações mais detalhadas sobre a Hora do Código #Portugal aqui.

Neste momento temos já cerca de 300 eventos inscritos no Code.org.

A ANPRI preparou várias atividades para esta semana!

Concurso HoC: Melhor Cartaz

cartazPara assinalar esta edição da Hora do Código #Portugal, dinamizamos um concurso de cartazes Hoc. O tema foi a “programação em geral” ou o próprio cartaz para divulgação da iniciativa na escola/agrupamento, em formato A4 ou A3.

Estes cartazes devem ser enviados até dia 5 de dezembro às 19h, para o email geral@anpri.pt em formato de imagem (jpg ou png) e/ou pdf.

A partir das 20 horas do dia 5 de dezembro e até dia 11 pelas 23h59m estes cartazes estarão disponíveis para votação pelo público, na página do Facebook da HourOfCode Portugal. Apenas os votos nesta página contam, não serão contemplados likes nas partilhas. Ganha o cartaz com mais likes no final da votação.

O Prémio é um Robot Anprino para a escola.

 

 

7 DEZ| 2 Talks |ALUNOS |Lisboa e no norte (Santa Maria de Lamas)

talksA ANPRI, com o apoio da Microsoft, vai dinamizar 2 talks com especialistas, para alunos do ensino básico e secundário.

A Talk: talking about code, em Lisboa decorre no auditório da Microsoft (120 lugares) e no Norte decorre em Santa Maria de Lamas (360 lugares), no auditório do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. Estas duas talks decorrem em simultâneo, no dia 7 de dezembro, entre as 14h e as 18h.

Mais informações e inscrições aqui.

 

 

Atividades da Hora do Código, em São Miguel, Açores

açoresPara além das atividades com base na plataforma code.org, a ANPRI com o apoio do grupo de professores que dinamizam atividades de robótica educativa e também do Centro de Ciência Viva – Expolab e da Escola Secundária da Ribeira Grande, vai dinamizar sessões com robots lego mindstorm e atividades de programação no dia 10 de dezembro de 2016, entre as 14 h e as 17h, na Expolab.

A entrada é livre e aberta a toda a população, mas a inscrição é obrigatória. É necessário trazer computador portátil ou tablet.

Mais informações e inscrições.

 

 

 

 

Evento de Encerramento – Pavilhão do Conhecimento – 11 de dezembro

mcpEnquanto parceiros do Movimento do Código Portugal, estaremos no encerramento desta iniciativa, que terá lugar no dia 11 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, entre as 11h00 e as 19h00. Ao longo do dia decorrerão atividades dirigidas a todas as idades. Pretende-se que seja um espaço de partilha de experiências e resultados de alguns dos projetos já desenvolvidos.

A ANPRI realizará um workshop de programação com Robots Anprino e terá o seu stand junto das escolas.

Ao longo do dia, irão decorrer alguns espetáculos e workshops, mas o evento será sobretudo das atividades/demonstrações que estarão em funcionamento contínuo ao longo de todo o tempo, e que permitirão o envolvimento da maior parte do público presente.

O Pavilhão estará aberto gratuitamente neste dia.

 

Informações importantes para o evento Hora do Código

guia

Organize um grupo de alunos. Pode ser numa sala com computadores, com acesso à Internet, com tablets e outros equipamentos, ou mesmo sem qualquer destes recursos.

Divulgue esta ideia junto dos seus colegas de modo a que todos os alunos possam participar!

 

 

Para se juntar à iniciativa basta fazer o seguinte:

1. Inscrever a escola na página oficial code.org

2. Partilhar as atividades da sua escola com a comunidade “Hour of Code - Portugal” na página do Facebook criada para o efeito.

A ANPRI, para além da página no website com as informações essenciais, mantém uma página no Facebook na qual todas as escolas, instituições, professores e alunos podem partilhar fotografias, vídeos ou outras evidências da participação de Portugal no evento, unindo todos os esforços em torno de um único objetivo: levar a programação ao maior número de alunos possível.

 

MATERIAIS

Preparamos também um espaço com materiais sobre conceitos de ciências da computação, atividades que permitem a abordagem aos conceitos, sem computadores e ainda algumas atividades com linguagens de programação visual e atividades online, nomeadamente para o ensino básico.

Descarregue Guidelines em Português.

Disponibilizamos também alguns fluxogramas, posters em português e materiais (posters em branco para os alunos fazerem o deles ou o da turma, codepoint - indicador onde decorrem as atividades na escola, entre outros).