Últimas Notícias

NASA Space Apps Challenge 2017

NASA Space Apps Challenge 2017

por Patrícia Ferreira -
Número de respostas: 0

Durante os dias 29 e 30 de abril realizou-se o concurso de ideias NASA Space Apps Challenge 2017 em mais de 200 cidades do mundo. Lisboa, participou este ano pela primeira vez no concurso e a ANPRI apoiou e colaborou ativamente com Bruno Gil Lopes, o organizador deste evento.

Os vencedores do prémio global que vão agora disputar a final do concurso com todos os outros vencedores desta maratona de ideias.  Abhishek Gupta desenvolveu uma aplicação para telemóvel que permite trocar informações em tempo real e ligar comunidades, autoridades e proteção em situações de inundação súbita. Outro vencedor de um prémio global: uma equipa de três jovens engenheiros portugueses, Miguel Quaresma, António Moreira e Gonçalo Matos, que desenvolveram uma aplicação que utiliza os dados dos satélites da NASA de acesso livre para localizar fontes de água potável numa região.

Houve ainda duas menções honrosas na competição, em Lisboa. Uma delas foi feito na aplicação digital  (TYNKER) que usa a informação dos satélites de observação terrestre para desenvolver histórias, com recurso à programação, sobre o ambiente e a sustentabilidade, contribuindo para uma maior consciência ambiental, nos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico. Na mesma linha "verde", um grupo de investigadores da Fundação Champalimaud criou um jogo para telemóvel sobre as espécies invasivas da fauna e flora, e ganhou a outra menção honrosa.

O quinto e último prémio, votado pelo público, e por isso mesmo designado "People"s Choice", foi para uma aplicação que pretende dinamizar as ações de voluntariado, colocando voluntários e organizações em contacto e criando espaços de interação entre ambos.

nasa