Últimas Notícias

Foi publicado o Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto que homologa as Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário

Foi publicado o Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto que homologa as Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

O Despacho n.º  8476-A/2018, de 31 de agosto que homologa as Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário, no caso dos professores de informática, importa salientar as Aprendizagens Essenciais para as disciplinas de  Aplicações Informáticas B e Oficina Multimédia B.

Aplicações Informáticas B

Oficina Multimédia B

Este processo constituía para nós, professores de informática, uma oportunidade, para atualizar documentos, retirar linguagem desatualizada, proprietária e referencias a recursos desatualizados e datados no tempo.

Por agora, todas as disciplinas do ensino regular estão atualizadas, com documentos abertos, que permitem  criar pontes com outras disciplinas e suficiente abertos para cada professor criar a sua parte do currículo.

Pela parte que nos tocou (ANPRI) fizemo-lo auscultando os professores, aceitando e integrando sugestões pertinentes e experimentado as situações in loco. Em certos aspetos gostaríamos de ter ousado mais ou fazer uma maior rutura, mas fomos até onde pudemos.

Fica deste processo como aspeto positivo: Temos, hoje, homologados, documentos para todas as disciplinas revistos, atualizados e  abertos.

Menos positivo: Relativamente ao processo da flexibilização e autonomia, durante estes dois anos, ficaram de lado, situações que faziam a diferença para mudar os processos, foram sendo ajustadas por falta de recursos.  

O despacho reconhece, também, no ponto 5, alínea a) que as associações de professores e sociedades científicas que participaram na elaboração das Aprendizagens Essenciais.

Informação na DGE