Cenários de Aprendizagem com Programação, Robótica, Eletrónica, Drones e Outros Artefactos
A robótica educativa tem vindo a afirmar-se, progressivamente, em contexto educativo, ao longo dos últimos anos. Um projeto desenvolvido nesta área fomenta a ligação entre a programação, a eletrónica, a física, a matemática, as áreas artísticas, bem como as outras áreas do saber, favorecendo o trabalho colaborativo entre professores.
A integração da robótica em contexto educativo permite tornar os conceitos ligados à programação e pensamento computacional tangíveis, ou seja, fora do espaço do ecrã do computador. Aprender a criar, aprender a planear, aprender a resolver problemas, aprender a programar ligando artefactos tangíveis, construindo algo com uma finalidade, proporcionando também a articulação com conteúdos das diferentes áreas do saber, pode ser implementado recorrendo à robótica. Esta opção permite uma aprendizagem mais profunda da tecnologia, proporcionando momentos para “aprender fazendo”, de forma táctil, na relação que o aluno estabelece ao relacionar as suas ideias com os artefactos, processo durante o qual o aluno obtém e visualiza resultados imediatos.
O Projeto ArdRobótic é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) nas áreas da programação, robótica, placas eletrónicas, internet das coisas, drones e outros artefactos.
A participação dos professores no Projeto ArdRobotic implica que seja estendido à sala de aula, clube, ou outro ambiente de aprendizagem formal ou informal, para que os/as alunos/as concebam e desenvolvam projetos, orientado/a por um/a professor/a de informática, ou por uma equipa de professores, desde que coordenada por um professor de informática, durante o ano letivo 2018/2019, nas áreas anteriormente referidas.
O projeto decorre em ambiente de formação para os professores.
Descarregue as linhas orientadoras do Projeto ArdRobotic em versão pdf
DESTINATÁRIOS:
Os professores podem inscrever-se individualmente ou em equipa, desde que o projeto seja coordenado por um professor de informática.
GRUPOS:
Grupo A: Iniciação ao Arduino |
Grupo B: Da Arduino à IoT (Internet das Coisas) (Arduino, Esp 8266, raspberry pi e outras placas, sensores, motores e atuadores) |
Grupo C: Projetos transversais com placas eletrónicas programadas com blocos Scratch para Arduino(S4A), Makey-Makey, entre outras. |
Formadores: Luís Fernandes (Sul) Anabela Pardinha Pires (Norte) Nível de escolaridade mais adequado: Secundário e profissional |
Formadores: Luís Dourado Miguel Aljustrel Nível de escolaridade mais adequado: Secundário e profissional |
Formadores: Fernanda Ledesma e outros formadores Nível de escolaridade mais adequado: Ensino Básico |
Grupo D: Projetos Transversais com Robots (Anprinos, Mbot, We do, Dash and Dot , DOC,...) |
Grupo E: Programar com drones |
Grupo F: E.Robot - Vamos Construir um Robot |
Formadores: Vários Nível de escolaridade mais adequado: Todos (depende da complexidde dos desafios) |
Formadores: Cláudia Barata (Sul) Jorge Reis e Liliana Fernandes (Norte) Nível de escolaridade mais adequado: Todos (depende da complexidde dos desafios) |
Formadores: Alberto Brochado Fernando Coelho (Norte) Nível de escolaridade mais adequado:Todos (depende da complexidde dos desafios) |
INSCRIÇÕES E PRAZOS:
Inscrição dos professores: Até 17 de Outubro de 2018
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSORES E EQUIPAS
Os participantes que desejarem receber certificação/acreditação, a mesma será realizada pelo Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática, mediante o pagamento de 10 €.
Neste caso aplicam-se as regras da formação contínua e do CFANPRI relativamente à participação, concretização de atividades e avaliação.
Gostava de se juntar à equipa de professores formadores que vão dinamizar este projeto, então preencha o formulário seguinte.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA FORMADORES QUE SE PRETENDAM JUNTAR ÀS EQUIPAS DO PROJETO
Página do projeto aqui!