Este projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais incentivando os jovens a criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse para uma cidadania + ativa e + inclusiva
Este ano há novidades, Pois há dois escalões, com a possibilidade de participação aos alunos do 8º e 9º ano!
Público-alvo
O Sitestar.PT está aberto a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, desde que aderentes à rede DECOJovem e outras entidades que envolvam os jovens.
Assim, podem concorrer alunos pertencentes aos seguintes escalões:
Escalão 1 – Alunos com idades entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8º e 9º ano letivos.
Escalão 2 – Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem.
As equipas podem inscrever-se nas seguintes categorias:
Os jovens do escalão 1 podem desenvolver e criar sites sobre um tema à sua escolha, como sejam:
- Alimentação saudável para todos;
- Gerir bem o meu dinheiro;
- Consumo sustentável;
- A segurança na internet;
- Os direitos de autor a respeitar;
- Os direitos dos consumidores nas compras.
No escalão 2, os alunos poderão desenvolver sites sobre atividades e projetos em que se encontram diretamente envolvidos e que importa divulgar, que se enquadrem dentro das seguintes categorias:
Categoria 1 | Escola mais Digital
Contempla a criação de sites sobre os diferentes saberes, experiências e trabalhos realizados em contexto escolar com a participação dos alunos, como por exemplo:
- Sites de trabalhos das disciplinas e projetos específicos.
- Sites de clubes escolares.
- Sites dos media na escola (plataforma online do jornal online, rádios e canais de televisão).
- Sites oficiais das Associações de Estudantes.
Categoria 2 | Faz a diferença!
Contempla a criação de sites que divulguem iniciativas de voluntariado e inclusão social onde os jovens se encontrem envolvidos e desenvolvidos a partir da Escola ou na sua comunidade.
Categoria 3 | Jovens com Talento
Contempla a criação de sites dedicados à expressão artística (música, teatro, pintura, etc.) assim como, atividades desportivas em que os jovens participem e que pretendem promover.
Nesta edição também podem participar outras entidades promotoras de projetos de competências de inclusão digital, entre outros, que desenvolvam atividades com os jovens em educação não-formal ou atividades extra-curriculares.
PRAZOS:
Numa primeira fase a inscrição e submissão da ficha de proposta de site pode ser feita até dia 17 de dezembro de 2019. A lista de selecionados, a quem serão oferecidas as ferramentas (voucher 3 em 1) para construção do site, será divulgada a 14 de janeiro de 2020.
As equipas têm até 30 de março para construir e apresentar os sites nomeados nas diferentes categorias.
Os primeiros lugares em cada categoria receberão um computador, o segundo lugar uma action cam e o terceiro umas colunas de som.
Os professores também serão reconhecidos pelo acompanhamento destas equipas.
Estão disponíveis em sitestar.pt mais informações sobre a iniciativa.