Fernanda Ledesma

Natural do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, reside atualmente em Setúbal.

 

Docente do Grupo de Informática, leciona desde 1997, em  escolas na zona deTrás-os-montes (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor) e também na Margem Sul do Tejo (Quinta do Conde, Barreiro e Setúbal), integra atualmente o quadro da Escola Secundária D. João II, em Setúbal.


Já desempenhou vários cargos pedagógicos (Direção de Turma, Delegada de Grupo, Membro do Conselho Pedagógico, Direção de Instalações, Delegada à Profissionalização em Serviço, Coordenadora de TIC, Coordenadora do Projeto dos Portáteis e Professora Bibliotecária).
 

Com formação inicial em Informática de Gestão pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do  Instituto Politécnico de Bragança.

Curso de Qualificação para o Exercício de outras Funções Educativas – Comunicação Educacional e Gestão de Informação – Centro de Recursos pelo Instituto Politécnico de Setúbal

Pós Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela Universidade Católica Portuguesa.
Mestra em Gestão de Sistemas de  E-learning pela Universidade Nova de Lisboa.

 

Formadora da Formação Contínua de Professores nas áreas - Tecnologias Educativas, Didáctica Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho.

 

Já participou em vários projetos no âmbito das tecnologias em contexto educativo, quer nacionais e quer  internacionais ( Projeto SETTIC ( Internet no 1º Ciclo de Ensino Básico), Projeto CbTic (Competências Básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação), Acer-European Schoolnet Tablet Pilot, entre outros).

 

Co-autora do Projeto Seminário G550 – Boas práticas e Partilhas no Grupo de Informática com o Rui Nascimento e o Óscar Leal dos Santos.

 

Foi-lhe atribuído o prémio de Professora Inovadora Microsoft no ano 2008, representando Portugal no Fórum dos Professores Inovadores Europeu, representando Portugal na Croácia.

Foi também a 3º Classificada na categoria de Inovação Pedagógica, com o projeto “Mundo do João” pelos Prémios de Reconhecimento à Educação – Ensino do Futuro: Escolas para o Século XXI, dinamizados pela SinASE e GroupVision.


Esteve requisitada em serviço, por duas vezes no Ministério da Educação, no Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Setúbal, através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e na  Equipa de Coordenação, Monitorização e Formação do Plano Tecnológico da Educação no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).

 

Integrou a direção da ANPRI de outubro de 2011 a setembro de 2012

 

Foi uma das redatoras das propostas e pareceres da ANPRI, no Ambito da revisão curricular.

 

Representou a ANPRI:

» Membros da Direção