II Encontro de Professores de Informática dos Açores
Convidamos todos os docentes do grupo 550 (Informática), docentes de outros grupos interessados nestas temáticas, entidades e demais interessados, a participar no II Encontro de Professores de Informática que terá lugar, no próximo dia 11 de novembro de 2017, entre as 9.30h e as 17.30h, na EXPOLAB, Lagoa, São Miguel - Açores.
O Objetivo deste encontro é proporcionar momentos de partilha de práticas e projetos na área de informática educacional e também refletir sobre o ensino da informática, nos seus diferentes domínios nas Escolas da Região Autónoma dos Açores.
O Encontro decorre como Ação de Curta Duração ao abrigo da alínea b) do Artigo 4.º, do Despacho N.º 5741/2015 29 de Maio 2015.
Para inscrição no encontro solicitamos que proceda ao preenchimento do formulário que se encontra no seguinte link: Formulário para inscrição até ao dia 7 de novembro de 2017. Neste formulário pode também já escolher a oficina que pretende frequentar.
PROGRAMA
9:00 |
Receção aos participantes |
9:30 | Sessão de Abertura |
Expolab* Nelson Santos, Câmara Municipal de Lagoa Fernanda Ledesma, Direção da ANPRI DRE * |
|
10:00 | Práticas e projetos |
Experiência no Projeto Apps for Good - Anita Carvalho (Escola Secundária Domingos Rebelo, S. Miguel) Participação no Concurso Sitestar - Arnaldo Raposo (Escola Secundária Manuel Arriaga, Faial) Integração dos Vídeo Jogos na Educação - José Silva (Escola Secundária de Lagoa, S. Miguel) Moderadora: Ana Catarina Marques |
|
11:00 |
Coffee break |
11:30 | Práticas e Projetos |
Ação do Clube Mecatrónica -Tiago Leite e alunos (Escola Básica Secundária de Santa Maria (Vídeoconferência)) Arduíno Ocidental e a participação na competição CANSAT - Paulo Mateus (Escola Básica e Secundária das Flores) Clube de Programação & Robótica e CANSAT" - Duarte Cota (Escola de Novas Tecnologias dos Açores) Moderadora: Sónia Nicolau |
|
12:30 |
Conferência - Programação e Robótica |
Fernando Ribeiro (Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho) |
|
13:00 |
Almoço
|
15:00 | Oficinas |
Introdução à Modelação 3D - Paulo Novo (REDA) Observar as diferentes etapas para o desenvolvimento de uma animação realizada com recurso ao Maya. Modelar um objeto 3D. Instalar a versão gratuita do software disponível aqui
Programar, avançar e girar o drone - Fernanda Ledesma (ANPRI) Programar para fazer pequenas acrobacias com os drones, recorrendo a uma uma linguagem de programação por blocos com o tynker. |
|
17:00 | Encerramento |
Representante da PROBOT* Representante da EXPOLAB* Fernanda Ledesma, ANPRI Bruno Pacheco, Diretor Regional de Ciência e Tecnologia |
*aguarda confirmação
Oficinas: É necessário trazer computador portátil
Almoço: Restaurante Q'enosso (7.50€)
Nos dias, que antecedem o II Encontro de Professores de Informática decorre a iniciativa “Na Lagoa, o Robô dança?”, que visa estimular o interesse pela Robótica e pela Programação dos alunos de diferentes graus de ensino. A PROBOT- Associação de Programação e Robótica dos Açores, promove dois workshops de montagem e programação de Robôs Anprino e Lego Mindstorms, para professores.
Os workshops terão lugar no Expolab-Centro Ciência Viva dias 8, 9 e 10 de novembro, em horário pós-laboral, das 17:30 às 20:00. As inscrições poderão ser efetuadas através deste link.
Num momento dedicado aos alunos do 3º ciclo e secundário, dia 10 de novembro às 10:00, irá decorrer o “Encontro com o Cientista: Fernando Ribeiro”, docente e coordenador do Grupo de Robótica do Departamento Engenharia Electrónica Industrial da Universidade do Minho. As turmas poderão ser inscritas aqui.
O “Na Lagoa, o Robô dança?” culmina na tarde de dia 11 de novembro, num evento aberto ao público, onde os participantes poderão montar, programar, decorar e pôr os robôs a dançar.
Este evento é coordenado pela PROBOT, em colaboração com o Expolab e a Associação de Professores de Informática (ANPRI), num projeto financiado pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia.