• 218 212 214
  • 3digital@anpri.pt

Projetos: Realidade Virtual

Nesta página estão diposníveis o projetos de realidade virtual que participaram no concurso 3Digital no ano letivo 18/19.

Realizado no âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Viseu, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Alunos: Sara Silva e Raquel Lourenço
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Cantanhede, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: José Marinheiro
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Oliveira de Azeméis, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: Mariana Trindade e Maria Soares
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Ovar, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: Rodrigo Ferreira
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Guimarães, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: Toni Araújo
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Coimbra, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Alunos: António Ferreira e Hugo Castelhano
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho

No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região do Porto, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Alunos: Rafael Carvalho e Ricardo Figueiredo
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho

No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Coimbra, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Alunos: Carolina Silva e Maria Silva
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região da Terceira, Açores, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: Joana Gomes
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Guarda, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Alunos: Bruna Pereira e Eduardo Santos
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Pinheiro da Bemposta, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Alunos: Alexandre Carvalho e Daniel Costa
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Abrantes, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: Angelina Holovko e Carolina Siborro
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho

No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de Aveiro, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: Eliana Jesus e Maria Duran
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho

No âmbito do Projeto “Cubos de Portugal” – projeto que visa recriar em RV/RA os pontos arquitetónicos de relevo de uma determinada região – vamos modelar/programar património arquitetónico da região de São Pedro do Sul, bem como locais que contextualizem a zona.
Escola: JOBRA
Aluno: Alexandre Albernaz
Ano: 10º
Professor: Ricardo Carvalho
O Solar de Bertiandos
Visita guiada, a partir de imagens em 360°, pelo Solar de Bertiandos. Este edifício, que outrora era só a residência dos condes da região de Bertiandos, nomeadamente a condessa Maria Lancastre, constitui, para além das suas antigas funções, atualmente um monumento importante em Ponte de Lima. Hoje para além de ser habitada pela condessa Maria Lancastre é também igualmente partilhada pelos seus outros irmãos. Este solar encontra-se na freguesia de Bertiandos, mais precisamente a cerca de 3 km de Ponte de Lima seguindo a EN202. As razões que levaram à escolha deste monumento foram a sua história e a sua extensa idade, uma vez que a sua fundação remonta o século XV. O solar em si foi crescendo com a agregação de novas construções ao longo do tempo.
Escola Básica e Secundária de Arcozelo
12º ano
Aluno: Daniel José Rodrigues Trigo
Professora: Casimira Pinto
A Vaca Limiana
Neste projeto vou apresentar a estátua em homenagem à vaca das cordas, inaugurada a 21 de Maio de 2011, que se encontra ao lado da igreja matriz de Ponte de Lima.
Escolhi este monumento pois apresenta uma das tradições da nossa vila, a vaca das cordas. É uma tradição com 373 anos que tem lugar na véspera da festa do corpo de Deus. Esta tradição baseia-se num touro que percorre as ruas da vila preso por cordas.
Escola Básica e Secundária de
Arcozelo
Ano: 12º
Aluna: Mariana Pinto Pires Trigo
Professora: Casimira Pinto

Capela do Anjo da Guarda
Neste projeto vou apresentar a Capela do Anjo da Guarda, situada na margem direita do rio Lima, junto à ponte romana em Ponte de Lima.
Este monumento remonta para o final do século XIII, como lugar de devoção junto aquele ponto importante de travessia do rio. Depois de ter sido parcialmente destruído pelas cheias do rio foi reconstruída no século XVIII, quando foi reforçada nos pilares e foi colocada a imagem de são Miguel. Desde 12 de setembro de 1978 que é classificado como Monumento Nacional.
A capela é quadrangular assente sobre colunas. Três das faces são abertas ao exterior, sendo a que está virada para o sul fechada, tendo um altar onde se encontra a imagem de São Miguel.
Decidi escolher este monumento pois, sendo tão antigo como é (remonta para o século XIII) e sendo considerado Monumento Nacional, merece mais reconhecimento do que atualmente tem.
Escola Básica e Secundária de Arcozelo
Ano: 12º
Aluno: Jorge Miguel Silva Melo
Professora: Casimira Pinto
Santuário de Nosso Senhor do Socorro Neste projeto vou apresentar o Santuário de Nosso Senhor do Socorro, pois é um monumento antigo e apesar de ser conhecido pela população das freguesias mais próximas considero que merece ter mais reconhecimento. Este monumento encontra-se na freguesia da Labruja a 12 km de Ponte de Lima, a sua construção teve início em 1773 e em 1854 foi concebido um escadório neoclássico. Hoje em dia é constituído pela igreja, os ‘quartéis’, a Casa da Mesa da Irmandade e fornos comunitários em que se assavam cabritos e frangos por ocasião da romaria. A Romaria do Senhor do Socorro que ocorre no primeiro fim de semana do mês de julho tem o seu palco à volta do santuário. No santuário também se celebram algumas missas.
Escola Básica e Secundária de Arcozelo
Ano: 12º
Aluna: Marta Santos Cunha
Professora: Casimira Pinto
Património em Alijó
O projeto “Património em Alijó” consiste numa visita virtual ao património do nosso concelho. Esta visita permite o conhecer o património que organizámos em 3 categorias:
– Natural – porque os nossos miradouros são deslumbrantes;
– Arqueológico: as evidências pré-históricas existentes no nosso concelho vêm referidas nos livros de História e Geografia de Portugal.
– Religioso: porque temos capelas e igrejas que remontam o Século XII.
8º ano
Alunos: Aléxia Miranda, Margarida Souto, Ana Rita Agostinho, Guilherme Conde
Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó
Professora: Carla Mansilha
Escola em Realidade Virtual
O meu projeto é a uma virtualização da Escola Secundária de Fafe.Este projeto foi escolhido pelo facto da minha estar no estado de reconstrução.
Escola Secundária de Fafe
Ano: 12º
Aluno: Rúben Diogo Silva Magalhães
Professor: Rui Barreiro