• 218 212 214
  • projetos@anpri.pt

Uma Mesquita para Todos

Uma Mesquita para Todos

Hoje trazemos um projeto de modelação 3DUma Mesquita para Todos

Livro: “A Escrava de Córdova” de Alberto S. Santos

Resumo: A ação decorre na Península Ibérica, no dobrar do primeiro milénio, com as gentes e os costumes da época em questão. Encontramo-nos num tempo de conflito civilizacional entre os muçulmanos no sul da Península Ibérica, os cristãos no norte e igualmente os judeus, que se encontravam tanto no norte como no sul.

A Escrava de Córdova conta a história de Ouroana, uma jovem princesa cristã que viveu por volta do ano 1000, junto ao rio Douro. Era filha do Governador da Anégia, uma região na atual zona interior do Porto (no atual concelho de Penafiel) e que fazia fronteira, a sul do rio, com o al-Andalus, a grande zona dos mouros, com capital em Córdova (a cidade mais importante e poderosa da Península Ibérica).

Numa das viagens do pai à Galiza, Ouroana, ainda criança, foi raptada e vendida aos árabes. Foi levada para Córdova, onde foi feita escrava do secretário pessoal de Almançor, que governava o Califa e era o homem mais poderoso e temido da Península Ibérica. Lá conhece Abdus, o filho do seu senhor, com quem cresce e aprende a cultura muçulmana e percebe o que une e divide as duas crenças, sem nunca perder a sua fé cristã.

O Software utilizado pelo aluno foi Tinkercad e PowerPoint

Elaborado pela aluna do 12º ano: Maria Gil.

Orientada pela professora: Alda Ferreira da Escola Secundária da Boa Nova

admin