Últimas Notícias

Equipa portuguesa vai participar no First Global Challenge

Equipa portuguesa vai participar no First Global Challenge

por Fernanda Ledesma -
Número de respostas: 0

A Equipa Portuguesa é do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira. São eles o Rúben, o Rui, o Raul e o João são a equipa que vai representar Portugal nesta missão mundial.

O First Global Challenge é um evento internacional de robótica que conta com a participação de mais de 100 países de todo o mundo, a competir, em Washington, DC, em Julho.   Neste momento, são já 161 países participantes e Portugal vai estar presente.

As equipas são compostas por estudantes - dos 15 aos 18 anos - com um objetivo comum: aumentar o seu conhecimento de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Pretende-se que estes se possam tornar na nova geração de líderes científicos que irão trabalhar em conjunto para resolver alguns dos maiores problemas mundiais, desde a segurança alimentar e acesso a água potável, até à descoberta de melhores medicamentes e à melhoria da segurança no ciberespaço.

Este ano, o tema é Fornecer Acesso a Água Potável e pretende refletir na necessidade de cooperação como uma sociedade global para a resolução da crise da água. As equipas participantes serão divididas em dois grandes grupos (denominados alianças), sendo estas compostas por equipas de vários países. Estas equipas terão que resolver tarefas de engenharia como, por exemplo, o armazenamento de água potável, filtragem de água contaminada e procura de novas fontes de água.

Assim, os participantes no FIRST Global terão que desenhar um robot para:

  • Completar várias tarefas de engenharia focadas em "aceder a água potável";
  • Cooperar da melhor forma em alianças internacionais com várias habilidades e capacidades distintas, para completar estas tarefas pois o grupo que cooperar melhor será o mais preparado para alcançar o sucesso.

Ficamos a torcer por vocês!