No dia 07 de junho, tivemos o prazer de receber os alunos do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, acompanhados pelas suas professoras, no Centro de Ciência da Computaçãoda ANPRI, no Barreiro,no qual realizaram uma oficina para montar o Robot Anprino.
No dia 22 de maio, tivemos o prazer de receber os alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, acompanhados pelos seus professores, no Centro de Ciência da Computação da ANPRI, no Barreiro, no qual realizaram uma oficina para programar o Robot Anprino.
No dia 15 de maio, tivemos o prazer de receber os alunos do CED Pina Manique, acompanhados pelos seus professores, no Centro de Ciência da Computação, no Barreiro, no qual puderam realizar uma oficina na qual montaram e programaram o Robot Anprino.
No dia 21 de abril, tivemos o prazer de receber os alunos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha, acompanhados pelos seus professores, no Centro de Ciência da Computação, no Barreiro, onde experimentaram montar o robot Anprino.
No dia 17 de abril, tivemos o prazer de receber os alunos da Fundação Escola Profissional de Setúbal, acompanhados pelos seus professores, onde realizaram uma oficina para a montar e programar o robot anprino no Centro de Ciência da Computação. O desafio era programar a dancinha do robot.
Os Alunos do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas foram no dia 8 de outubro ao Centro de Ciência da Computação, no Barreiro, no qual passaram a manhã, acompanhados pelas suas professoras de informática, e puderam montar e programar Robots Anprinos.
Alunos do Agrupamento de Escolas de Murça estiveram em visita de estudo no Centro de Ciência da Computação da ANPRI, no dia 4 de junho, no qual realizaram atividades sobre programação de Robots Anprinos.
No dia 11 de maio, no Centro de Ciência da Computação da ANPRI, no Barreiro, recebemos a visita de alunos de diversas nacionalidades que se encontram em Portugal a realizar Erasmus+ na Escola Secundária de Santo André e realizaram uma oficina sobre programação com Robots Anprino.
No dia 23 de março, durante a manhã dinamizamos uma oficina de programação de robots anprinos e circuitos em papel para um grupo de alunos e professores de um projeto Eramus +, a convite dos professores do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita.
A técnica de light painting não é novidade. Consiste em tirar fotografias de longa exposição enquanto alguém, ou algo, se movimenta com luz em espaços escuros. É algo que costuma dar resultados visualmente interessantes.
Usar um robot e os seus movimentos como base para um projeto destes também não é novidade. Um pouco mais complexo do que o nosso, este Light Painting Robotmostra o que se consegue fazer com arduino, servos e leds.
Os telemóveis têm, em geral, potentes câmaras. Normalmente é valorizada a sua capacidade em megapixels, mas as aplicações de fotografia permitem ir mais longe. Para lá dos modos automáticos, otimizados para diversas condições ambientais, dão acesso a versões digitais das ferramentas manuais. Com isso, podemos explorar opções mais criativas de fotografia, que exigem maior controlo do utilizador sobre a câmara.
Nestes projetos de robótica, podemos cruzar os saberes da tecnologia com os das artes, sempre numa perspetiva educacional. Daí esta proposta de cenário. Cruza fotografia com programação e robótica. Já tínhamos feito uma experiência inicial com os alunos, e agora sintetizamos estas ideias num cenário de aprendizagem.
Material necessário:
Robot Anprino; LEDs Grove (ligam facilmente à sensor shield e são programáveis no Ardublockly para Anprino); Computador com Ardublockly para Anprino e Arduino IDE; Telemóvel; Tripé (opcional).
Metodologia:
Programar o robot para desenvolver movimentos em ciclo (lineares, figuras geométricas, rodopiar, aleatórios). Configurar a câmara do telemóvel em modo manual/profissional, alterando o equilíbrio de brancos a gosto, e a abertura do obturador para temporizações de longa exposição. Podem ser experimentadas várias, usámos 1/2s nas nossas experiências. Numa sala totalmente escura, ligar o robot e fotografar.
Objetivos:
Desenvolver conhecimentos de programação e robótíca;
Aplicar programação e robótica em projetos;
Cruzar aprendizagens tecnológicas e artísticas;
Utilizar dispositivos móveis;
Adquirir conhecimentos sobre fotografia (enquadramento, equilíbrio de brancos/temperatura, sensibilidade, tempo de exposição/velocidade do obturador).