Sobre a ANPRI

Quem somos?

 

ANPRI Associação Nacional de Professores de Informática - é uma comunidade de professores com atividades e impactos bem reais na vida das escolas e, em particular, no ensino das tecnologias da informação e da comunicação. Tem como missão fundamental constituir-se como um espaço dinamizador de interações que permita aprofundar a diversidade tecnológica, pedagógica e didáctica dos seus membros. Isto significa a pretensão de desenvolver uma cultura colaborativa que ultrapassa o efeito de tecto produzido por uma óptica redutora de escola.

O exercício desta missão percorre a actividade docente em todas as suas fases, desde a formação de professores, enquanto estudantes, ao desempenho da sua actividade docente nas suas múltiplas frentes educativas, passando pela profissionalização em serviço e pela formação contínua. Os professores não existem apenas para desenvolver, definir ou interpretar os curricula, mas a sua presença junto dos alunos, dentro ou fora da sala de aula, aperfeiçoa os planos curriculares e garante ou transfigura positivamente a sua qualidade. Em nosso entender não é apenas importante a sua competência pedagógica ou científica, mas a visão sistémica do seu desenvolvimento profissional e social.

A ANPRI nasceu exactamente com esta perspectiva de proporcionar apoio ao ensino da informática e ao desenvolvimento profissional dos professores. Formou-se como um espaço de diálogo, de partilha e debate de todas as preocupações inerentes a uma profissão em mutação constante, funcionando como um espaço que acolhe os mais e os menos experientes, no sentido de se criar um feedback positivo que incentiva as mudanças e inovações que queremos realizar numa escola ainda conservadora e de carácter eminentemente estático.

Os desafios do mundo moderno são essencialmente cativantes porque, ao contrário do passado recente, se estruturam sobre a incerteza, a mudança e a inovação. Todos estes factores resultam por sua vez das transformações tecnológicas permanentes que desencadeiam fortes impactos sociais. 

A Educação, em particular, tem estado no centro das reflexões e dos debates. Num processo que não tem sido pacífico, muitas vozes se levantam para concordar ou construtivamente criticar e divergir. Reformas e revisões curriculares sucessivas têm agudizado tensões e pressões. Em contextos nem sempre favoráveis, os professores e o movimento associativo docente desempenham cada vez mais uma acção importante e reflexiva, participando como protagonistas na implementação de medidas e até políticas educativas.

Mas as dúvidas persistem e são cada vez mais exigentes de uma participação activa que incorpore interrogações e se corporize numa acção de respostas rápidas e eficazes. Esta participação é possível através do diálogo e debate que permita a parceria crítica e interessada junto do Ministério da Educação e da Ciência e das suas estruturas centrais e regionais, visando a elevação da qualidade global do ensino, a inovação e a mudança do ato educativo, em particular no que respeita à utilização das tecnologias da informação. 

A ANPRI constituí-se também como uma plataforma de divulgação de iniciativas pluralistas que facilita a disseminação de projectos, de oportunidades e de desafios à formação de cada um dos seus membros. Outras formas de trabalho colectivo e de participação têm de ser encontrados e usados, para além dos já tradicionais.

A Internet comprime o tempo, desfaz distâncias e altera a realidade. Por isso é o ambiente de eleição para trabalharmos colaborativamente e estarmos em reflexão permanente. A ANPRI constitui-se assim como um espaço de participação independente da distância geográfica em que se dispersam os seus membros, ou independente do tempo que obriga ao sincronismo de disponibilidades. 

Encaramos o futuro com optimismo mas sem falsas expectativas. Acreditamos seriamente que, no que diz respeito ao ensino da informática "os problemas simples acabaram".

Porque as respostas simples já não chegam, pensamos ser necessário ter uma equipa pronta a dar respostas prontas e eficientes, mesmo que mais complexas. É esta a nossa proposta. Mas agora precisamos de si.

O Futuro é hoje, aqui e agora.
Juntos faremos melhor pelo ensino e aprendizagem da informática.

Última alteração: Wednesday, 31 de December de 2014 às 02:19