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Ensino Vocacional

A implementação destes cursos tem como base uma adequação da escola ao mercado de trabalho e às necessidades emergentes do mesmo. Ao mesmo tempo, a escola moderniza-se e fornece aos alunos hipótese de escolher um percurso aprendendo uma vocação, fazendo ao mesmo tempo um combate ao abandono.

De acordo com a Portaria n.º 276/2013 de 23 de agosto, “os cursos devem concretizar a ligação entre a escola e empresas que necessitem de uma resposta concreta em termos de recursos humanos futuros com uma determinada qualificação específica”.

Segundo a mesma portaria a introdução destes cursos visa “dar resposta a necessidades relevantes destas e do desenvolvimento económico do país, nomeadamente de cariz regional, bem como responder ao interesse dos jovens que, no final da escolaridade obrigatória, pretendam ter uma saída profissional concreta, sem que tal prejudique a possibilidade de prosseguirem estudos de nível superior”. Por outro lado “Importa que a oferta de ensino secundário vocacional se distinga da oferta do ensino secundário profissional tendo em vista aprofundar a diversidade e coordenação das respostas educativas, tendo ainda em conta a racionalização dos recursos humanos e materiais” ao mesmo tempo que deve “assegurar a permeabilidade entre cursos, assegurando ao mesmo tempo a possibilidade direta de os alunos prosseguirem estudos pós -secundários de natureza técnica, prática e profissional”.

Documentação:

 

Last modified: Tuesday, 8 April 2014, 6:38 PM