Modelação 3D e Realidade Virtual 

O Projeto 3Digital é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) nas áreas da modelação 3D e da realidade virtual.

A participação no projeto implica que os/as alunos/as concebam e desenvolvam projetos, orientado/a por um/a professor/a de informática, ou por uma equipa de professores, desde que coordenada por um professor de informática, durante o ano letivo 2018/2019, na área da modelação 3D ou da realidade virtual.

Descarregue o regulamento em versão pdf

Tema:

Os trabalhos a desenvolver, este ano letivo, pelos alunos terão como tema o “Património Arquitetónico”.

A seleção do tema para o ano letivo 2018/2019 deve-se ao facto deste ser o Ano Europeu do Património. Este tema permite interligar as valências da Modelação 3D e da Realidade virtual, facilitando abordagens transversais nos Conselhos de Turma, de forma a fomentar a colaboração nos contextos específicos de cada escola. Os alunos, orientados pelos professores, podem desenvolver projetos sobre monumentos e edifícios de interesse local ou regional (exemplos: moinhos, pelourinhos, igrejas, fontanários, entre outros), integrando os espaços geográficos específicos do contexto escolar dos alunos.

Destinatários:

1ª Fase: Inscrição dos professores

1.1.   Os professores podem inscrever-se individualmente ou em equipa, desde que o projeto seja coordenado por um professor de informática.

1.2.   Os professores envolvidos no projeto terão acesso a materiais e sessões de formação webcasts/hangouts sobre os projetos e as aplicações.

2ª Fase: Submissão de projetos a concurso

2.1.   Equipas de 2 a 4 alunos/as do ensino básico e secundário de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

2.2.   Cada professor /equipa de professores e cada escola pode concorrer com várias equipas.

Categorias:

Com a homologação das aprendizagens essenciais do Ensino Básico, a disciplina de TIC encontra novos desafios e espaços de atuação, pois no 7º ano, a modelação 3D torna-se parte do currículo da disciplina. Com o Projeto 3Digital pretendemos dar sentido a esta área e desafiar os docentes a tirar partido das potencialidades da modelação 3D como tecnologia integradora de experiências interdisciplinares. Também a realidade virtual permite a recriação de animações, histórias e lendas em torno dos monumentos locais. O potencial visual e multimédia das tecnologias 3D e da Realidade Virtual adapta-se com facilidade a projetos temáticos, que requerem a articulação  de diferentes áreas do conhecimento.

Este projeto também integra o ensino secundário, para disciplinas como Aplicações Informáticas B, Oficina Multimédia B e módulos dos cursos profissionais com conteúdos adequados à implementação do mesmo.

Categorias

Níveis

Categoria A: Modelação 3D

- Terceiro Ciclo do Ensino Básico

- Ensino Secundário

Categoria B: Realidade Virtual

- Terceiro Ciclo do Ensino Básico

- Ensino Secundário

 

Prazos: 

Inscrição dos professores: Até 30 de Setembro de 2018 - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Submissão da inscrição dos alunos/equipas: até 5 de Abril de 2019, conforme previsto no artigo 4º do regulamento

Submissão dos projetos: até 1 maio de 2019

O período de apreciação dos trabalhos submetidos a concurso: até ao dia 15 de maio de 2019

Divulgação dos trabalhos premiados: dia 20 de Maio 2019

 

Equipa: 

Artur Coelho

Bruno Proença

Ricardo Carvalho

 

E-mail: geral@anpri.pt

Organização:
 

 Parcerias:

 

Prémio: Categoria Modelação 3D

1 impressora Blocks Zero

 

 

 

 

 

 

 

Última alteração: Tuesday, 31 de July de 2018 às 11:25