Lista de tópicos

  • Geral

  • Ep.6 “Cursos Vocacionais”

    Iniciou-se o processo  de preparação da Rede de Ofertas Educativas e Formativas para o ano Letivo 2014/2015, pelo que é importante discutir e refletir sobre Cursos Vocacionais, bem como partilhar práticas e experiências.

    Esperamos por si, numa conversa online via youtube no canal Anpript (endereço a disponibilizar brevemente)

    Data: 5 de maio 2014

    Inicio: 21:30h

    Intervenientes:

    • Fernanda Ledesma (ANPRI)
    • João Leal (ANPRI)
    • Nuno Palma (Projeto Epis - Escola Secundária Sebastião da Gama, Setúbal) Um relato de sucesso - Curso Vocacional Ensino Básico (9.º I) - Parceria através do Programa de Voluntariado Vocações de Futuro com a empresa SAPEC AGRO.
  • Ep. 5 – Cursos Profissionais

    Iniciou-se o processo  de preparação da Rede de Ofertas Educativas e Formativas para o ano Letivo 2014/2015, pelo que é necessário discutir e refletir sobre Cursos Profissionais na àrea de Informática, bem como partilhar práticas e experiências.

    Esperamos por si, numa conversa online via youtube no canal ANPRIPT (endereço a disponibilizar brevemente)

    Data: 9 de abril 2014

    Inicio: 21:30 h

    Intervenientes:

    • Rui Sá (ANPRI)
    • Rui Barreiro (Coordenador dos Cursos Qualificantes na  Escola Eb2,3/S Mondim de Basto)
    • Pedro Cardoso (Professor do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos na Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu)
  • Ep. 4 - Conversas de Informática com … a DGEEC

    A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI)  e a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência(DGEEC) vão realizar uma sessão online sobre as medidas tomadas relativamente à internet nas escolas, no dia 27, pelas 21.30h.

    Esta sessão tem como objetivo esclarecer as medidas tomadas relativamente ao funcionamento da internet nas escolas.

  • Ep. 3 - "Balanço do primeiro ano de aplicação das metas curriculares"

    O ano letivo 2012/2013, foi um ano de mudança para a disciplina de TIC. Além da disciplina ter passado a ser lecionada mais cedo, passando do 9º ano para o 7º e 8º, neste ano letivo também se começaram a aplicar as novas metas curriculares, que vieram alterar a filosofia da disciplina de TIC.
    Chegando ao fim do ano letivo, é a altura ideal para fazer o balanço do primeiro ano de aplicação das novas metas.
  • Ep. 2 - "A Importância do Ensino da Informática"

    Por mais dúvidas que existam acerca do que é ou pode vir a ser esta nova sociedade, é já bastante certo e visível o enorme impacto das tecnologias da informação e da comunicação no dia-a-dia dos cidadãos e das organizações. Milhares de vagas no sector da informática estão por preencher, por falta de candidatos, em Portugal e em quase todo o mundo. Para além disto, o sector da tecnologia deve crescer muito acima de todos os outros até 2020.

  • Ep. 1 - "Aulas de 45 min vs 90 min"

    Atualmente a duração de uma aula de "Tecnologias de Informação e Comunicação" varia de escola para escola. Neste episódio iremos falar com professores da disciplina TIC, cujas escolas adotaram diferentes durações para estas aulas.

    Com esta conversa, pretende-se abordar os prós e contras de ambas as situações, sendo debatidas algumas das estratégias utilizadas em cada uma das situações.