O que é?

É um evento mundial para que qualquer pessoa, de qualquer  idade tenha contacto com os conceitos Ciências da Computação, durante 1 hora. Tem como objetivo mostrar que programar pode ser fácil e divertido.

É uma iniciativa da Code.org integrada na Computer Science Education Week, que decorre entre 4 e 10 de dezembro de 2017.

Pretende-se sensibilizar o público de todas as idades para a área das ciências da computação, levando os participantes a percorrer uma série de tutoriais que podem ser completados online, num smartphone, sem ligação à Internet ou mesmo sem computador!

Os tutoriais estão em português. Foram desenhados como um jogo, transmitem os princípios básicos da programação através de breves lições em vídeo, com a colaboração de pessoas como Bill Gates e Mark Zuckerberg e de imagens de jogos como “Angry Birds” ou “Plants vs. Zombies”. Estes tutoriais podem ser completados por alunos sem experiência anterior com programação.

Quando é?

A “Hour of code” não decorrerá em simultâneo em todo o mundo a uma determinada hora de um dia da semana de 4 a 10 de dezembro. Pretende-se que, em todo o mundo, numa qualquer hora dessa semana, os professores possam organizar as suas atividades de modo a que o máximo de alunos tomem contacto com os princípios da programação, usando os tutoriais disponíveis ou através de soluções próprias/locais, de modo a que todos possam ter a sua “Hour of Code”.

Como participar?

Organize um grupo de alunos. Pode ser numa sala com computadores, com acesso à Internet, com tablets e outros equipamentos, ou mesmo sem qualquer destes recursos.

Divulgue esta ideia junto dos seus colegas de modo a que todos os alunos possam participar!

A ANPRI para além da página no website com as informações essenciais, mantém uma página no Facebook na qual todas as escolas, instituições, professores e alunos podem partilhar fotografias, vídeos ou outras evidências da participação de Portugal no evento, unindo todos os esforços em torno de um único objetivo: levar a programação ao maior número de alunos possível.

Juntos conseguimos fazer melhor!

Para se juntar à iniciativa basta fazer o seguinte:

1.Inscrever a escola na página oficial para se candidatar aos prémios: csedweek

2.2. Partilhar as atividades da sua escola com a comunidade “Hour of Code - Portugal” na página do Facebook criada para o efeito.

Guidelines para o evento "Hour of Code" em formato PDF.

 

Que linguagens de programação?

Embora a organização do evento disponibilize tutoriais nos quais é usado o Blockly, cada professor pode criar tutoriais ou outro tipo de atividades de introdução à programação usando outra linguagem por blocos ou de texto.

Na página do evento estão também disponíveis tutoriais em que a linguagem utilizada é o JavaScript.

Acerca dos tutoriais…

As atividades sugeridas constam de um conjunto de puzzles que ensinam os princípios básicos das ciências da computação a utilizadores sem experiência anterior em/com programação. Os participantes podem escrever um programa no qual se guia um personagem dos populares jogos “Angry Birds” ou “Plants vs. Zombies” através de um labirinto.

Nas atividades, que incluem vídeos com instruções, é usado o Blockly, uma linguagem de programação visual em que são usados blocos para criar programas. Embora a programação seja feita através de blocos, é possível observar o código representado em Javascript, uma linguagem baseada em texto.

Os tutoriais disponibilizados estão preparados para ser resolvidos numa hora.

Pode aceder aos fluxogramas, materiais e ver as atividades:

 

 

 

 Este e outros posters podem ser descarregados aqui  no tamanho original.

Preparamos também um espaço com materiais sobre conceitos de ciências da computação. Atividades que permitem a abordagem aos conceitos, sem computadores.
Algumas atividades com linguagens de programação visual e atividades
 online, nomeadamente, para o ensino básico. 

 

Para qualquer dúvida contacte a ANPRI: info@anpri.pt   

A ANPRI desafia professores, pais e todos os que queiram colaborar, a incentivar alunos de todas as idades para que participem neste evento.

Boa programação!

Última alteração: Monday, 20 de November de 2017 às 15:55