General
Packages Code Classroom
EVENTOS
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FORMAÇÃO INICIAL JULHO DE 2016
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LINHAS ORIENTADORAS
Neste tópico pode encontrar ligações com informação sobre Cenários de Aprendizagem
Video 5ª Sessão de formação - Cenários de Aprendizagem 2015-06-17
Vídeo 4ª Sessão de Formação: Cenários de Aprendizagem - 2015-06-15
Package: Atividades de Ciências da Computação sem Computadores
Com recurso a uma atividade real, demonstra-se a importância das ciências da computação e dos algoritmos no dia a dia.
Através da resolução da atividade proposta, plantar uma semente, a criança estimula e desenvolve o raciocínio lógico através de um exercício de algoritmia adaptado à sua faixa etária.
O objetivo principal desta atividade, que não carece de computador, é promover técnicas de programação e ilustrar o uso das funções. Através do recurso a um vocabulário pré-definido, os alunos irão descobrir como guiar-se uns aos outros para completar tarefas específicas sem as discutir previamente. A atividade ensina a ligação entre os símbolos e a ação, bem como a importância da depuração de código (debugging).
Atividades Diversas
Links úteis
Linguagens de Programação Visual
O Scratch é uma linguagem de programação visual, mas é também uma comunidade online onde se podem criar e partilhar histórias, jogos e animações interativas.
Projeto OVNI
O projeto utiliza a linguagem de programação visual – Scracth. Foi desenvolvido pela ANPRI (Fernanda Ledesma, Carlos Nunes e Filipe Mendes).
Projeto Limagens
Este projeto é desenvolvido com base no exercício de desenvolvimento do pensamento computacional das limagens, para testar o algoritmo que utilizaram. Foi desenvolvido pela ANPRI (Fernanda Ledesma, Carlos Nunes e Filipe Mendes).
O Kodu é uma linguagem de programação visual, que permite criar e partilhar histórias, jogos e animações interativas.
Sitios na web com atividades online
O Website da hora do código possui atividades muito diversificadas e para todas as idades. Estão disponíveis para serem utilizadas durante todo o ano.
Code Monster: Disponibiliza 58 lições curtas, desde procedimentos básicos, como redimensionar e reposicionar objetos até à criação de animações complexas. É um serviço que os alunos podem usar para aprender a escrever programas em Javascript.
O Construct 2 é ótimo para principiantes. Permite criar jogos a duas dimensões para o Windows 8, iOS, Android,HTML5 e plataforma Mac sem necessidade de codificação.
CodeCombat é um jogo multijogador que ensina os alunos a escrevem código em linguagens de programação reais.
Linguagem de programação que utiliza um editor que permite trabalhar tanto com blocos como com texto.
Em cada aula as crianças podem ter acesso a módulos interativos de aprendizagem, minijogos, projetos de codificação e quebra-cabeças.
Permite aos alunos aprender conceitos como ciclos de repetição, ciclos com base numa condição, etc. Sem ser necessário escrever código.
Recursos sobre robótica