Sou o Paulo Torres, aluno do Curso Profissional Técnico de Multimédia na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo. No âmbito da minha Prova de Aptidão Profissional estou a criar uma empresa virtual, a Robot Skin. Esta empresa tem por objetivo criar o exterior dos robôs em 3D, com um design atrativo e arrojado, por forma a cativar o maior número de clientes.
Em primeiro lugar, a empresa começa por analisar o robô, de seguida procede-se à modelação em 3D, seguidamente o objeto é impresso numa impressora 3D e por fim monta-se o robô.
Este projeto tem como um dos seus objetivos principais dar a conhecer esta tecnologia que tem evoluído exponencialmente. Nos últimos anos, têm surgido muitos produtos comerciais produzidos em 3D, como por exemplo na área da medicina, e têm-se feitos grandes investimentos.
A impressora 3D
Uma máquina capaz de produzir objetos tridimensionais sólidos, desenhados em software 3D, através de um processo aditivo, em que a matéria-prima é aplicada, camada a camada, até se formar o objeto tridimensional. É esta a principal característica que distingue as impressoras 3D de outras máquinas de prototipagem rápida e de controlo numérico (CNC), onde o processo de produção é subtrativo, o que significa que o objeto final é obtido através do desbaste da matéria-prima usando diferentes ferramentas mecânicas.
Modelos de robôs da Robot Skin
Robô 9000 |
Foguetão |
Carro Nandy |
Carro Arthur |
Carro Luis |