Geral
RECURSOS E MATERIAIS DAS DISCIPLINAS DE TIC, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NO ENSINO BÁSICO
Reflexões, dúvidas e redes
AVALIAÇÃO
Avaliar em ambientes de aprendizagem ativos
Síntese sobre Avaliação Diagnóstica
Síntese das partilhas e discussões sobre Avaliação Diagnóstica, após leitura de fontes e de diversas intervenções.
Porque é importante proceder à avaliação diagnóstica?
- Aferir o nível de conhecimentos
Há alunos que tiveram oportunidade de frequentar o projeto de programação no 1º ciclo ou TIC nas Atividades de Enriquecimento Curricular e outros não.
- Acesso a equipamento e internet fora da escola
Há alunos que têm acesso a equipamento tecnológico em casa e demonstram manejar os equipamentos com facilidade, outros não.
Há alunos que têm acesso à internet em casa e demonstram manejar os equipamentos com facilidade, outros não.
- Motivação
- Expetativas relativamente à disciplina
- Facilidade em trabalhar com par/grupo
A maioria das salas não possui condições para os alunos realizarem atividades individualmente, é necessário proceder à gestão dos pares/grupos.
Só após o diagnóstico das situações podemos proceder a uma planificação adequada ao nível de desenvolvimento dos alunos que temos em cada turma.
Exemplos de Instrumentos de Avaliação Diagnóstica
Ano Letivo
Instrumento de avaliação
Autores
5.º Avaliação Diagnóstica Ana Loreiro, Eva Pinto, António Barroso e Alda Meira 5.º Avaliação Diagnóstica Ana Maria Elias 5.º Avaliação Diagnóstica Ana Paula Ferreira 5.º Avaliação Diagnóstica Anabela Armando e Mário Afonso 5.º Avaliação Diagnóstica Anabela Moreira Maciel 5.º Avaliação Diagnóstica Bruno Cordeiro e Susana Teixeira 5.º Avaliação Diagnóstica Carla Ferreira Cardoso 5.º Avaliação Diagnóstica Carla Jesus 5.º Avaliação Diagnóstica Cristina Antunes, Isabel Oliveira, Silvia Silva e Ana Paula Azevedo 5.º Avaliação Diagnóstica David da Silva Pires 5.º Avaliação Diagnóstica Eugénio Oliveira 5.º Avaliação Diagnóstica Marlene Castro 5.º Avaliação Diagnóstica Paulo Lancha dos Santos 5.º Avaliação Diagnóstica Rui Lima Teixeira 5.º Avaliação Diagnóstica Tânia Ferreira 6.º Avaliação diagnóstica Teresa Lima dos Santos, Vitor M. Pereira e Teresa Maia 7.º Avaliação Diagnóstica Nelson Preto 7.º Avaliação Diagnóstica Laurentina Soares 7.º Avaliação Diagnóstica Ricardo Carvalho 7.º Avaliação Diagnóstica Andrea Osório 7.º Avaliação Diagnóstica Ana Cristina Moura e Morais 7.º Avaliação Diagnóstica António Gama Rocha 7.º Avaliação Diagnóstica Bruno Teixeira 7.º Avaliação Diagnóstica Carla Alexandra Rodrigues 7.º Avaliação Diagnóstica Carla Ferreira Cardoso 7.º Avaliação Diagnóstica Cristina Barbadães Pereira 7.º Avaliação Diagnóstica Daniel Silva, Ana Esteves e Raquel Saraiva 7.º Avaliação Diagnóstica Elisabete António Marques 7.º Avaliação Diagnóstica Elisabete Barreira Teixeira 7.º Avaliação Diagnóstica Helena Costa Lemos 7.º Avaliação Diagnóstica Helena Gomes Peixoto 7.º Avaliação Diagnóstica Lídia Soares Martins 7.º Avaliação Diagnóstica Pedro Felício 7.º Avaliação Diagnóstica SandraMarques Gamboa 7.º Avaliação Diagnóstica Vera Ferreira Neves 7.º Avaliação Diagnóstica Susana Rodrigues 8.º Avaliação Diagnóstica Diana Oliveira 8.º Avaliação Diagnóstica Andrea Osório 8.º Avaliação Diagnóstica Ana Paula Barroso 8.º Avaliação Diagnóstica Célia da Silva Pinheiro 8.º Avaliação Diagnóstica Elizabeth Menezes 8.º Avaliação Diagnóstica Nuno Pôla Padeiro 8.º Avaliação Diagnóstica Vera da Silva Martins Plataformas sugeridas para criar Instrumentos de Avaliação Diagnóstica