O Despacho n.º 5908/2017, 5 de julho de 2017, sobre a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018, introduz a disciplina de TIC no 2º e 3º ciclo de ensino básico, como disciplina.
Assim, surge a necessidade de desenvolver dinâmicas que acompanhem a introdução da disciplina de TIC no 5º e no 7º ano, por isso a ANPRI preparou um MOOC para iniciar este processo.
Destinatários:
Professores que lecionam a disciplina de TIC no 5º e 7º ano, no âmbito do processo de flexibilização curricular.
Professores que lecionam as TIC no 5º ano, no âmbito da oferta de escola, regulada pelo Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho.
Calendarização:
16/9 |
19/09 |
26/09 |
3/10 |
10/10 |
17/10 |
24/10 |
30/10 |
Funcionamento:
No início de cada sessão haverá uma videoconferência para apresentação das atividades a desenvolver e partilha de práticas.
Conteúdos:
5º ano | 7º ano |
Módulo 1: Contextualização e pensamento computacional Módulo 2: Aplicações: Linguagens de programação por blocos Módulo 3: Cenário de aprendizagem, metodologias, planificação, desenvolvimento e partilha de projetos |
Módulo 1: Contextualização e literacias dos media (abordagem de normas de segurança, direitos de autor associados à utilização da imagem, do som e do vídeo) Módulo 2: aplicações: Imagem, vídeo e modelação 3D Módulo 3: Cenário de aprendizagem, metodologias, planificação, desenvolvimento e partilha de projetos |
Formadores:
Artur Coelho |
Fernanda Ledesma |
João Leal |
Carlos Nunes |
Filipe Mendes |
Miguela Fernandes |
O MOOC é gratuito, mas com inscrição obrigatória. Formulário de Inscrição
Confirmações: 8 de setembro de 2017
Com certificação/acreditação:
Os participantes que desejarem receber certificação/acreditação, a mesma será realizada pelo Centro de Formação da Associação Nacional de Professores de Informática, mediante o pagamento de 10 €.
Neste caso aplicam-se as regras da formação contínua e do CFANPRI relativamente à participação, concretização de atividades e avaliação.