A Estratégia Nacional e o Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020, foram apresentados em cerimónia pública na Fundação Calouste Gulbenkian, hoje, dia 24 de junho, pelas 9h30, na qual a ANPRI este presente.
A estratégia vem definir medidas para aumentar a oferta de talento em TIC, já a partir de 2015, e colmatar a lacuna destes profissionais no mercado laboral atual e futuro. A iniciativa envolve as áreas da Economia, Educação e Emprego, propõe a criação e/ou articulação de instrumentos de política nacional, públicos e privados.
Constituída como plataforma para potenciar e facilitar a colaboração multistakeholder entre entidades dos setores público e privado, comunidades académica e técnica, organizações não-governamentais e sociedade civil, a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, pretende incentivar a adoção de medidas que promovam a formação de jovens na área das TIC, a requalificação da força de trabalho desempregada ou a consciencialização para a oportunidade impar de empregabilidade que este contexto configura.