Membros da Direção


Membros da Direção

TODOS

Página:  1  2  3  (Seguinte)
  TODOS

A

Ana Silva

Natural do Porto, reside no concelho de Loures desde Setembro de 2006.

 

Licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Informática e Sistemas pela FEUP e em Informática – Ramo Educacional pela Universidade Portucalense.

 

Programadora, Gestora de Rede Local, Analista de Sistemas de 1990 a 2001.

 

Formadora – Office para quadros intermédios e superiores em diversas empresas, Recursos Didáticos e as NTIC na Formação, Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Tecnologias de Formação, Concepção e Produção, curso de Formação Contínua de Formadores, entre outros, de 2001 a 2006.

 

Professora do ensino básico e secundário de 2003 a 2013.

 

Desempenhou funções de Coordenador TIC (2008/09).


António Ramos

Casado, 47 anos, carneiro, católico, benfiquista ferrenho.
 
Adora música (Tangerine Dream, Klaus Schulze, Kraftwerk, Pink Floyd, Mike Oldfield, Jean-Michel Jarre), rugby (foi praticante federado) e ficção científica (em livro e em filmes).


Professor do quadro da Escola Secundária de D. Dinis, Marvila, Lisboa. Professor desde 1990 (leccionou disciplinas de matemática e de informática), profissionalizou-se em serviço no grupo de informática em 1999 pela ESE de Setúbal.
 
Licenciado em Engenharia Electrotécnica de Sistemas e Comunicações pelo ISEL, possui um bacharelato em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações (ISEL), uma pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação (ISCTE) e dois cursos de formação especializada em Administração Escolar (ESE João de Deus) e Informática Educacional (Católica).
 
Está a fazer doutoramento em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
 
No ensino superior exerceu funções de Professor Acompanhante da Prática Pedagógica na Escola Superior de Educação de Lisboa (2004-2008) e de Monitor Além do Quadro, no ISEL(1988-1990). 
 
Exerce funções de professor cooperante com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, desde 2010. 
 
É sócio fundador da Associação Nacional de Professores de Informática, onde foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral entre 1999 e 2003 e Presidente da Direção entre 2003 e 2005.

B

Bárbara Cleto

Natural de Benguela, Angola, reside no concelho de Vila Nova de Gaia desde 2000.

 

Quadro de Agrupamento de escolas Francisco de Holanda, Guimarães (ano lectivo 2013-2014), onde, juntamente com outro colega somos responsáveis pelo clube de robótica.

 

Licenciada pela Universidade de Aveiro, em Ensino de Electrónica e Informática.

 

Integrou diversos projectos, sendo responsável pelo Clube Multimédia da Escola Secundária dr. Manuel Gomes de Almeida (2011-2013), pela  criação do canal ESMGA TV, renovação do website da escola, participação no jornal escolar Nota20. Ainda nessa escola acompanhou/orientou os alunos em diversos projectos (criação de um spot publicitário para a Sociedade Portuguesa Sono - âmbito disciplina AP/Aplicações Inormáticas B; colaboração (alunos profissional electrónica automação e comando, com o grupo Edeas, do curso de Marketing - apresentação na feira no norteshopping - Junior Achievement Portugal. Dinamização do curso de automação e comando na feira da profissões em espinho (ambas as reportagens apareceram na tv a iniciativa  Inova - Jovens Criativos 2012.

 

Desempenhou funções de coordenadora do ensino recorrente (curso tecnológico de informática e directora de turma dos cursos profissionais de informática de gestão  automação e comando.

 

Frequentou e concluiu o 1º ano dos ramos de multimédia interactivo e audiovisuais do mestrado em comunicação multimédia da universidade de aveiro, e foi neste ambito que apresentou uma comunicação na Conferência de videojogos de 2010. Foi ainda juri do festival imersivo 2011.


C

Carlos Nunes

Licenciado em Ensino de Informática, pela Universidade do Algarve.
É professor de Informática no ensino básico, tendo já lecionado em vários níveis de ensino (desde o 1º ano do 1º ciclo ao ensino Universitário).

É formador de formadores e de professores desde 2004, no âmbito da utilização de Recursos Didáticos e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além da sua actividade profissional, em 2006 fundou a Comunidade Portuguesa de Moodle, da qual ainda é dinamizador. Foi como dinamizador desta comunidade que tem tido várias participações como orador ou dinamizador de workshops em várias conferências em Portugal e Espanha.

Criador da fantástica série Didáctica/Pedagógica  "A Pensar em..." (www.apensarem.net), que é fonte de inspiração para muitos e muitos milhões de Professores... ou pelo menos para meia dúzia deles ;)


É

Élvio Meneses

32 anos, vive em Lisboa, nascido naquela que é considerada a Pérola do Atlântico...
Gosta de viajar, ler, conversar, fazer planespotting, campo e praia (um bocadinho de cada) e de uma boa peça de teatro.
Tem um carinho muito especial pelo Algarve.
Além de Informática e de Educação, interessa-se por assuntos relacionados com aviação e aeronáutica.



Iniciou a actividade docente no grupo 550 em 2004.
 
Licenciado em Ensino de Informática pela Universidade do Algarve.
 
Desde que iniciou a actividade docente já desenvolveu as seguintes actividades:
- Membro de Equipa de Centro Novas Oportunidades
- Docente do 3º Ciclo do Ensino Básico
- Orientador de Provas de Aptidão Profissional
- Docente em turmas de Cursos de Educação e Formação de diferentes tipologias (T2, FC, T5) e Cursos profissionais
- Director de curso e Director de turmas de cursos de Educação e Formação e de cursos Profissionais
- Professor Do Ensino Recorrente nas modalidades de Unidades e de Módulos Capitalizáveis
- Docente em turmas dos cursos Científico-humanísticos e Tecnológicos do Ensino Secundário
- Director de Instalações

Formador de Informática / TIC desde 2000, no âmbito de vários projectos, nomeadamente, cursos EFA, Formação Modular Certificada, Acções S@ber+, FORDESQ, formação para PME, Formação Pedagógica de Formadores, entre outros, tendo colaborado com várias entidades.


E

Emanuel Teixeira

Emanuel Avelino Morais Teixeira, nascido em 27 de Junho de 1968, concluiu os seus estudos de nível secundário em Chaves, tendo feito um curso de nível médio, na área da programação.
A nível superior, é  Engenheiro de Sistemas multimédia e por necessidade de reciclagem frequentou e finalizou uma Licenciatura de Engenharia informática. Está na fase final do mestrado de Elearning. A nível profissional, todos os anos, frequenta formação de reciclagem promovida por fabricantes, como a Microsoft, Cisco ou Sun.


Em 1985. Ingressou no universo laboral, trabalhando em parte time para o representante da Olivetti no distrito de Vila Real e Bragança. Produzou o primeiro sistema de gestão integrado para a vinificação, SGBD encomendada pela Ramos Pinto.  Em 1987 iniciou um estágio no Cartório Notarial de Murça, onde procedeu à informatização da dita repartição, em simultâneo procedeu à formação dos elementos que compunham a referida repartição.


Em 1990 foi convidado a leccionar na Escola Secundária de Murça, tendo feito a formação de parte do Pessoal Docente e não Docente do estabelecimento de ensino, em 1994, também tendo sido convidado, ingressou no corpo de formação da Escola Profissional de Murça, leccionou conteúdos nas diferentes áreas da informática, como seja Sistemas de informação, Linguagens de programação, Aplicações de Gestão e outros conteúdos mais clássicos como as TIC. Foi Director de instalações, Director de Curso, Director de Turma, tendo construído todo o sistema de informação pedagógico da Escola.


Em 1995 criou uma empresa na área da informática, a INFORMURÇA, Lda, esta é uma referencia na zona e produz serviço para empresas como a PCMEDIC, em regime de subcontratação. Em 2001, conjuntamente com Engº Rui Fernandes, criaram a Nordestnet, esta empresa tem como objectivo central, a produção e comercialização de software, tanto em formato distribuído, quanto em formato local. Alguns projectos foram deslocalizados da INFORMURÇA, pois não faria sentido numa empresa vocacionada, essencialmente para a manutenção incluir estas valências. Sendo assim a NORDESNET é proprietária do mais antigo portal de Trás-os-Montes e na área do distribuído tem um conjunto muito alargado de clientes. Nesta empresa produz analise e promove auditoria externa aos sistemas de informação dos clientes.


F

Fernanda Ledesma

Natural do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, reside atualmente em Setúbal.

 

Docente do Grupo de Informática, leciona desde 1997, em  escolas na zona deTrás-os-montes (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor) e também na Margem Sul do Tejo (Quinta do Conde, Barreiro e Setúbal), integra atualmente o quadro da Escola Secundária D. João II, em Setúbal.


Já desempenhou vários cargos pedagógicos (Direção de Turma, Delegada de Grupo, Membro do Conselho Pedagógico, Direção de Instalações, Delegada à Profissionalização em Serviço, Coordenadora de TIC, Coordenadora do Projeto dos Portáteis e Professora Bibliotecária).
 

Com formação inicial em Informática de Gestão pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do  Instituto Politécnico de Bragança.

Curso de Qualificação para o Exercício de outras Funções Educativas – Comunicação Educacional e Gestão de Informação – Centro de Recursos pelo Instituto Politécnico de Setúbal

Pós Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela Universidade Católica Portuguesa.
Mestra em Gestão de Sistemas de  E-learning pela Universidade Nova de Lisboa.

 

Formadora da Formação Contínua de Professores nas áreas - Tecnologias Educativas, Didáctica Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho.

 

Já participou em vários projetos no âmbito das tecnologias em contexto educativo, quer nacionais e quer  internacionais ( Projeto SETTIC ( Internet no 1º Ciclo de Ensino Básico), Projeto CbTic (Competências Básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação), Acer-European Schoolnet Tablet Pilot, entre outros).

 

Co-autora do Projeto Seminário G550 – Boas práticas e Partilhas no Grupo de Informática com o Rui Nascimento e o Óscar Leal dos Santos.

 

Foi-lhe atribuído o prémio de Professora Inovadora Microsoft no ano 2008, representando Portugal no Fórum dos Professores Inovadores Europeu, representando Portugal na Croácia.

Foi também a 3º Classificada na categoria de Inovação Pedagógica, com o projeto “Mundo do João” pelos Prémios de Reconhecimento à Educação – Ensino do Futuro: Escolas para o Século XXI, dinamizados pela SinASE e GroupVision.


Esteve requisitada em serviço, por duas vezes no Ministério da Educação, no Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Setúbal, através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e na  Equipa de Coordenação, Monitorização e Formação do Plano Tecnológico da Educação no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).

 

Integrou a direção da ANPRI de outubro de 2011 a setembro de 2012

 

Foi uma das redatoras das propostas e pareceres da ANPRI, no Ambito da revisão curricular.

 

Representou a ANPRI:


Filipe Mendes

Escola EBS de Pinheiro/Agrupamento de Escolas de Pinheiro - Penafiel Licenciatura em Eng. Informática - Ramos Computadores e Sistemas(ISEP) Pós graduação em Comunicação e Tecnologia Educativa(UTAD) Autor do blogue The Blog Teacher no qual divulga inúmeras as potencialidades nas TIC em contexto educativo.

Flora de Sousa

Vive em Vila Real. 

Professora contratada a lecionar atualmente nos Açores.

 

Licenciada em Gestão Informática (2006).

Licenciada em Informática - Ramo Ensino (2008).


J

João Iria

Solteiro com 32 ano, nascido e criado no Porto sem qualquer preferência futebolistica embora simpatizante do Salgueiros e dos clubes do Norte.
 
Leitura sempre que possível, filmes pelo menos uma vez por semana e séries de televisão SciFi.
 
Sempre que pode (o que não tem acontecido muito frequentemente) recorre às duas rodas (Honda CBF600Sa) como escape da rotina e cria crónicas de viagens em blogue próprio.
 

Licenciado em Engenharia Informática – Ramo de Computadores e Sistemas pelo ISEP, Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar pelo Instituto Piaget (em fase de desenvolvimento de Tese para conclusão de Mestrado) e Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta.

Certificação como formador de formadores pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua e CAP pelo IEFP.

Docente do grupo 550 contratado por substituição na Escola Secundária Filipa de Vilhena - Porto.

Formador CEF, EFA e Cursos Modulares TIC em CNO e empresas de formação privadas.

Com certificação de Avaliador Externo em Centro Novas Oportunidades pela ANQ e trabalha com vários Centros Novas Oportunidades no Norte.

Está atualmente a desenvolver um projeto de ensino à distância recorrendo a plataforma Moodle designado por “All 2 Learn”.

Paralelamente continua com a prestação de serviços informáticos a empresas de vários ramos, com mais incidência em tecnologias WEB, Webdesign e alojamento de sites.

Membro do Executivo de uma Junta de Freguesia do Porto responsável pelos pelouros da Cultura, Desporto, Lazer, Turismo e Comércio e pela gestão do Site e Facebook da Junta de Freguesia.

Em parceria com um familiar administra vários Condomínios na cidade do Porto e Gaia estando encarregue da gestão financeira, documental e Assembleias Gerais. Em conjunto com esta atividade gere o arrendamento de alguns imóveis e promove eventuais vendas.

Por pura brincadeira e apenas ao fim de semana dedica-se à agricultura biológica com projetos futuros de compra de terrenos e plantação de pomares, árvores e vegetais que não necessitem de muita dedicação.


Página:  1  2  3  (Seguinte)
  TODOS