Encontro de Professores: Programação e Robótica na Educação, em Lagoa, Algarve
O Encontro de Professores sobre o tema "Programação e Robótica na Educação” realiza-se numa parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a ANPRI. Decorre no Convento de São José, em Lagoa, no Algarve, no dia 18 de novembro de 2017, entre as 9.30h e as 17h.
Convidamos todos os docentes do grupo 550 (Informática), docentes de outros grupos envolvidos em projetos ou interessados por estas temáticas, mas também entidades e demais interessados a participar.
O Encontro decorre como Ação de Curta Duração ao abrigo da alínea b) do Artigo 4.º, do Despacho N.º 5741/2015 29 de Maio 2015.
Para inscrição no encontro solicitamos que proceda ao preenchimento do formulário que se encontra no seguinte link: Formulário para inscrição até ao dia 15 de novembro de 2017. No formulário pode escolher também a oficina que pretende frequentar.
PROGRAMA
9:30 |
Receção aos participantes |
10:00 | Sessão de Abertura |
Luís Encarnação, Vereador da Câmara Municipal de Lagoa Fernanda Ledesma, Direção da ANPRI |
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10:30 | Projetos e Práticas |
Projeto de automação num curso profissional no Agrupamento de Escolas D. Manuel I - Justino Correia (Agrupamento de Escolas D. Manuel I) Aprender a programar com robôs - Duarte Duarte, Filipe de Jesus e Paulo Ribeiro (Escola Secundária de Loulé)
Modelação com canetas 3D - Paulo Cavaco e João Mateus (Agrupamento de Escolas D. José I)
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11:00 |
Coffee break |
11:30 | Práticas e Projetos |
TIC no Pré-Escolar - Paula Freire (Agrupamento de Escolas de Castro Verde) Um projeto para o 1º ciclo com Scratch - Vítor Nobre (Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa) Participação no Cansat no âmbito de Aplicações Informáticas - Vítor Guerreiro (Escola Secundária João de Deus) Projetos ANPRI - Fernanda Ledesma |
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13:00 | Almoço |
15:00 | Oficinas |
1.Programar Robot ANPRINO com ArdubloKly 2.Introdução à Modelação 3D 3.Arduino e sistemas digitais |
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17:00 | Encerramento |
Representante da ANPRI Representante da Câmara Municipal |
Oficinas: É necessário trazer computador portátil
1.Programar Robot ANPRINO com ArdubloKly
Nesta oficina tem como objetivo testar os motores, configurar e programar robots ANPRINO para realizar tarefas simples com Ardublocky, uma linguagem de programação por blocos e/ou por código. Demonstração das potencialidades em contexto educativo.
2.Introdução à Modelação e Impressão 3D
A evolução da impressão 3D tem mostrado perpetivas da modelação 3D, bem como a sua aplicação imediata. A modelação 3D faz parte de inumeras disciplinas, incluíndo as TIC no 7º ano e módulos dos cursos profissionais.
3. Arduino e sistemas digitais
Esta oficina está orientada para os módulos sobre sistemas digitais integrados na disciplina de Arquitectura de Computadores e programação e Sistemas de Informação do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.