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Proposta de planificação (mais uma)

Proposta de planificação (mais uma)

por Carlos Nunes -
Número de respostas: 14

As planificações anexadas baseiam-se numa disciplina anual com 30 aulas de 90 minutos (caso TIC apenas surja no 7º ano) e 2 semestres com 15 aulas cada (que poderão ser distribuidos por 2 anos).

Foram deixadas algumas aulas sem metas a atingir, de forma a que possa ser dado mais tempo aos alunos para finalizarem trabalhos, ou onde o professor pode aplicar algum elemento de avaliação. 

Uma vez que em projeto multimédia as atividades poderão ser completamente diferentes de turma para turma, nada foi planificado, tendo sido deixadas 6 aulas para esse projeto (que poderão ser reduzidas e dedicadas a outro tema).

De forma a tornar mais eficientes as aulas, neste exemplo em particular, a escola fornece um endereço de email e uma conta na plataforma Moodle a cada aluno (de forma a evitar que os alunos tenham de criar as suas próprias contas).

PS: Apesar desta proposta de planificação ser baseadas em ideias resultantes de discussões entre elementos da direção da ANPRI, refletem em muitos casos a minha própria forma de trabalhar.

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Vera Oliveira -

Na planificação que o Sr. apresentou, por mais bem intencionada que tenha sido, não existe aprendizagem por parte dos alunos! Isso é um debitar de matéria sem espaço de "trabalho" com os alunos. Eu penso nos alunos, no que pretendo que aprendam, e o Sr. apresenta algo para cumprir programas! É importante... mas debitar sem que se aprenda, não é lecionar (na minha modesta opinião!) Na minha opinião as metas deviam ser repensadas de modo a serem mais curtas.. de modo a trabalhar afincadamente o conceito! Por exemplo, na sua planificação, consegue numa aula dar cabeçalho, número de página, rodapé, estilos, indices.. numa aula?!! E a prática?

Em resposta a 'Vera Oliveira'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Carlos Nunes -

Olá Vera!

Obrigado pelo feedback. 

Temos de ter em atenção o seguinte:

  • É uma aula de 90 minutos
  • Não é suposto eu mostrar uma apresentação de PowerPoint a explicar nenhum conceito sorriso
  • A aula é completamente prática
  • Os alunos já têm um documento organizado e com todos os títulos dos capítulos 
  • Nas minhas aulas faço exactamente o mesmo em 60 minutos 

 

Exemplo da minha conversa na aula:

Meninos, o Primeiro objectivo desta aula é editar o cabeçalho e rodapé de um documento. Temos aqui um exemplo de cabeçalho... Bla bla bla... Temos aqui um exemplo de rodapé, onde podemos encontrar um número de página, atualizado automaticamente... Bla bla bla

Faz-se assim... Agora apliquem no vosso documento as alterações sugeridas por mim, e as outras que entendam bla bla

Agora vamos criar um índice automático, bla bla bla, a utilidade é obvia, bla bla bla. Para isso precisamos de formatar os nossos títulos do documento com o estilo título 1 e os subtítulos com o estilo título2... Que se faz assim...

Os estilos servem para criar uma formatação personalizada e predefinida e bla bla bla 

Como o índice é feito a partir destes estilos, basta clicar na opção xxxx, onde podemos alterar a forma de visualizar o índice

 Agora criem no vosso documento um índice com as opções que preferirem

Já agora... Os estilos podem ser personalizados com a formatação que nos quisermos... Pode ser útil nas situações bla bla Para criarem um estilo personalizado, vão aqui e aqui...

Agora, criem o vosso estilo e apliquem-no no vosso documento...

Ou algo parecido sorriso

Não acha exequível?

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Hilário Russo -

Carlos Nunes, eu também concordo plenamente com o que diz a Vera Oliveira, está a centrar a aula em si e não nos seus alunos. Sabe que metade dos alunos não vão conseguir fazer essas tarefas se não lhes fornecer mais ajuda, vão surgir dúvidas e vai perder tempo a explicar e ter que esperar por eles.

Já dou TIC à vários anos e as metas para os 7º e 8º anos parecem-me impossiveis de atingir com o tempo de aula atribuido, necessitava talvez do triplo das aulas para que o trabalho fosse realmente bem feito. Como não temos esse tempo, pelo menos as metas deveriam ser ajustadas ao tempo atribuido à disciplina, de forma a realmente possibilitar a aprendizagem dos alunos de conhecimentos tão importantes hoje em dia. Sinceramente, parece-me que desta forma as metas nunca irão ser atingidas porque não há tempo paraa a importante consolidação de conhecimentos. 

Quantas aulas são necessárias para leccionar o processador de texto? Falando em 45 min\semana talvez leve as aulas todas de um ano.

A questão não é saber fazer isto ou aquilo, é saber quando e como se deve fazer em cada situação. Vejo no 9ºano que todos dizem que sabem formatar texto e parágrafo, mas a verdade é que quando vejo o primeiro trabalho, nenhum sabe fazê-lo. No final da Unidade de processador de texto, quando lhes mostro o primeiro trabalho e o ultimo de word, eles dizem "não tem nada a ver". Eles não sabiam qual o tipo ou qual o tamanho da letra que se deve utilizar nesta ou naquela situação, assim como os alinhamentos, espaçamentos e avanços associados e isto é o mais simples do processador de texto.

Penso que se não se conseguir aumentar o número de horas semanal da disciplina, ou reduzir as metas, a discip'lina vai-se aniquilar a ela própria, mas isso é a minha opinião e espero estar enganado.

 

Abraço,

 Hilário

 

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Altina Marisa Boliqueime -

Olá colegas

Já começo a pensar nas planificações, pois o ano começa a aproximar-se. Estamos a falar de 7º e 8ºanos e este ano temos de planificar tudo como se não houvesse 8ºano pois estes alunos não tiveram antes informática, certo?!

Esta troca de ideias é muito importante mesmo para quem já tem alguma prática pois gosto de saber como funcionam outras escolas. Este ano vai ser complicado pois nunca tive turmas com 30 alunos. Como costumam fazer os testes de avaliação, pois além dos trabalhos também temos de fazer outras formas de avaliação?

Obrigada pela colaboração

Em resposta a 'Altina Marisa Boliqueime'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Carlos Nunes -

Este ano, as planificações para o 7º e 8º anos (2012/2013) deverão ser idênticas (apesar de ainda não sabermos se os alunos do 8º ano terão TIC no ano letivo 2013/2014).

Turmas de 30, vão ser novidade para toda a gente sorriso...

Na minha opinião, a avaliação terá de passar por testes online (feitos na sala), uma vez que são mais rápidos para responder e avaliar...

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Hugo Filipe -

Olá Colegas.

Testes na sala? Como, em grupos de 3 elementos?!

Na minha opinião este é um argumento (que a pedagogia apoia) de que não podemos abdicar para forçar o desdobramento das turmas a TIC.

Em resposta a 'Hugo Filipe'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Carlos Nunes -

Partindo do principio que existem 15 computadores na sala (e todos a funcionar sorriso), temos o mesmo problema dos anos anteriores (com turmas de 20 alunos, por exemplo).

As soluções possíveis são todas más, mas na falta de desdobramentos, temos de arranjar alternativas...

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Hugo Filipe -

Não é igual aos anos anteriores. Agora há 45m em vez de 90m.

Em resposta a 'Hugo Filipe'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Carlos Nunes -

Havia escolas em que antes tinham aulas de 45 minutos (2 por semana) e haverá escolas no futuro que terão aulas de 90 minutos... 

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Rui Gomes -

Viva colegas. No caso da minha escola, a disciplina funcionará em regime semestral, juntamente com Educação Musical. Teremos, por isso blocos de 90. Já iniciámos o processo de eleboração das planificações e de facto a tarefa não está fácil. É muito conteúdo a lecionar, pouco tempo e tudo de raíz... Mas as metas são motivadoras, vão permitir um trabalho abrangente em certos conteúdos e dão alguma liberdade de gestão.

Já agora, alguém pensou nas unidades opcionais que aparecem no final das metas? Onde pensam aplicá-las? Eu, em principio, trabalharei a folha de cálculo no 7.º ano, onde faremos um portfólio digital e irei trabalhar a criação de blogues no 8.º ano, usando para isso uma plataforma gratuita. São ideias em bruto ainda.

Cumprimentos para todos.

Em resposta a 'Rui Gomes'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Elisabete Porfirio -

Olá colega

Na minha escola optou-se por tempos de 50 minutos. E qual o meu espanto ao verificar que apenas me foi atribuído um tempo de 50 minutos semestral para as turmas do 7º ano e um tempo de 50 minutos semestral para as turmas do 8ºano.  

Se isso se mantiver assim, não sei como irei fazer ...

 

 

Em resposta a 'Elisabete Porfirio'

Re: Proposta de planificação (mais uma)

por Hugo Filipe -

Olá colega.


A implementação realizada pode ser ilegal.

TIC foi englobada na componente Expressões e Tecnologias (DL_n_139_2012_de_5_julho).
Essa componente tem um tempo mínimo. É fazer as contas.

Aconselho uma leitura de http://www.drec.min-edu.pt/conteudo.aspx?do4=w8mATIYVVsg%3D

Bom trabalho!