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Proposta de planificação de TIC

Proposta de planificação de TIC

por Paulo Cabeleira -
Número de respostas: 13

Olá surgiu-me esta proposta:

1.º e 2.º Periodo -11 + 11 tempos lectivos de 45 minutos (aproximadamente tendo com referência este ano lectivo)

Meta Curricular (chamemos-lhe estruturante) - Produção e edição de documentos

No final do 2.º período, os alunos devem ter elaborado recorrendo ao procssador de texto uma manual a que poderíaomos, por exemplo, chamar "Guia das TIC"

No decorrer do 1.º e 2.º perído, o professor deve explicar os conteúdos relacionados com o processador de texto, aula a aula, e para verificar a aprendizagem da aula o professor deve utilizar fichas de trabalho, onde os textos a produzir/formatar (de acordo com o leccionado e e alguns casos socorrendo-se de pesquisas pelas net) fossem ao encontro dos temas:

  1. História das TIC
  2. Importância das Tecnologias na Sociedade Contemporânea
  3. Potencialidades da Web Social
  4. Funcionamento do Computador – Hardware e Software
  5. Dispositivos de Entrada, de saída, de entrada/saída e de armazenamento de dados
  6. Proteção do computador e outros dispositivos eletrónicos contra vírus e/ou outros tipos de ataques
  7. Regras de Ergonomia
  8. Sistema Operativo e Software de Aplicação
  9. Software Livre, Proprietário e Comercial – Direitos de Autor
  10. Evolução da Internet e da World Wide Web
  11. Internet Segura

No final do 2º periodo e compilados todos os textos, podiamos atingir todas as metas e concretizar com um projecto - O manual, que podia ser convertido em E-book e partilhado nas páginas das escolas.

Atingiámos assim as seguintes metas:

  1. A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias - Atinginda nos temas dos textos a produzir
  2. Gestão da Informação- Atingida ao longo dos periodos, por exemplo ao guardar os ficheiros, etc etc
  3. Pesquisa de informação na Internet - Atingida nas fichas de trabalho seleccionadas como por exemplo nas pesquisas de imagens e complementos aos textos das fichas
  4. Análise da informação na Internet - Idem
  5. Produção e edição de documentos - Na produção do manual e textos ao longo dos períodos

3.º Período - 8 tempos lectivos de 45 minutos

Meta Curricular (chamemos-lhe estruturante) - Produção e edição de apresentações eletrónicas

No final do 3.º período, os alunos devem ter elaborado recorrendo a um programa de Criação de Apresentações Gráficas por exemplo, uma apresentação gráfica intitulada "Livro de Turma"

No decorrer do 3.º perído, o professor deve explicar os conteúdos relacionados com um programa de Criação de Apresentações Gráficas

No final do 3.º periodo, podiamos atingir todas as metas e concretizar com um projecto - apresentação gráfica intitulada "Livro de Turma", que podia ser convertido num slide e partilhado nas páginas das escolas.

Atingiámos assim as seguintes metas:

  1. ----Atingida nos periodos anteriores
  2. Gestão da Informação- Atingida ao longo do periodo, por exemplo ao guardar os ficheiros, etc etc
  3. Pesquisa de informação na Internet - Atingida como por exemplo nas pesquisas de imagens e textos
  4. Análise da informação na Internet - Idem
  5. Produção e edição de apresentações eletrónicas - Na produção da apresentação gráfica

Que vos parece???

Anexo um documento que iniciei mas ainda não terminei e que poderá ser útil, Tipo planificação

Em resposta a 'Paulo Cabeleira'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Eduardo Sequeira -

Olá Paulo,
relativamente ao tópico relacionado com a Internet, acha que poderia haver alguma margem para abordarmos a criação de páginas web?

Em resposta a 'Eduardo Sequeira'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Paulo Cabeleira -

Colega acha que temos carga horária suficiente no 7º ano para abordar criação de páginas Web? Veja bem as metas e reflicta sobre a carga horária de que disponibilizamos.

Em resposta a 'Paulo Cabeleira'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Fernando Mendes -

Há uma variável que não podemos alterar, as horas disponíveis para a disciplina de TIC, que são manifestamente insuficientes, mas que não podemos alterar. Depois, temos que ter em conta os nossos clientes e a sua maturidade, alunos do 7ºe 8º, adaptando os conteúdos e as aulas a alunos nesta faixa etária.
Analisando o programa existente quais são conteúdos obsoletos e que devem ser retirados do programa?

Em resposta a 'Fernando Mendes'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Ricardo Castro -

Olá Fernando,

Concordo com a tua preocupação relativamente à maturidade dos nossos alunos para alguns conteúdos/conceitos que eles prevêem nas metas...

Mas esses conceitos mais complexos podem ser a garantia futura de sermos sempre nós a lecionar a disciplina...

Eu, nesta fase, e gostaria de levantar a questão para todos os colegas de grupo opinarem, pensaria em algo ainda mais ambicioso, mas projetando o futuro... Como é sabido, o Ministro Nuno Crato já fez questão de o referir públicamente, esta não é a Reforma Curricular Extrutural que ele quer, apenas uns remendos (e volto a referir, que estou apenas a referir algo que ele já disse publicamente)... Porque não voltarmos à carga com uma disciplina que se possa completar ao longo da formação/educação dos alunos... com metas e objetivos ambiciosos.. Estas deverão ser muito bem pensadas e sempre numa prespetiva que não existe muito espaço de manobra para aumentar a despesa no ensino... (Pois...queiramos ou não, esta é uma realidade).

Em resposta a 'Ricardo Castro'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Altina Marisa Boliqueime -

Olá Colegas

No final deste primeiro período já podemos fazer uma breve análise das aulas e o que foi realizado nas aulas.

O primeiro período passou depressa e com pouco tempo para praticar e amadurecer ideias, pois os alunos continuam com muita falta de prática e conhecimento efetivo.

É altura para voltar à carga para ver se para o ano os alunos começam a ter mais cedo informática. Por exemplo: o ministro diz que os alunos têm muita disparidade de disciplinas mas no 5ºano e 6ºano tal não acontece, assim como existem professores suficientes para dar a disciplina. Além disso se desaparecer a disciplina no 9ºano, os 7º e 8º anos tornam-se insuficientes e os alunos tem de ser orientados.

Em resposta a 'Altina Marisa Boliqueime'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Marco Zeferino da Silva Barbosa -

Olá colegas

Para além disso, duplicar os tempos semanais, 45 min semanais não é possivel cumprir com as metas quanto mais os alunos efetuarem uma aprendizagem significativa.

Cumprimetos

Marco Barbosa

 

Em resposta a 'Marco Zeferino da Silva Barbosa'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Hugo Filipe -

Começo a defender autonomia para as escolas gerarem os próprios currículos, tendo como base uma orientação curricular do ministério.

Desta forma a escola poderia rentabilizar os recursos que dispõe.

Mais: haveria espaço para inovar!

De qualquer forma, este ano letivo serve, no mínimo, de aprendizagem: aulas TIC de 45 minutos não funcionam para o 3º ciclo -- os alunos querem e precisam de mais! É frequente reparar que os minutos se esgotam rapidamente e inviabilizam a consolidação da aprendizagem.

Perdem os alunos, perde o futuro de Portugal.

Em resposta a 'Fernando Mendes'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Carlos Nunes -

Pois é Fernando,

sem dúvida que o tempo é pouco... Aliás, já no passado o era. sorriso

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Fernando Mendes -

Então pq introduzir mais conteúdos qd se tem menos tempo?

Abordar muitos temas diferentes de forma superficial é preferível a aprofundar um ou dois temas? Vamos ter um ensino pela rama?

Queremos fazer mais com menos? Queremos mostrar que mesmo reduzindo os tempos, reduzindo o número de professores, mesmo cortando as pernas ao ensino é possível cumprir?

Esta proposta abre exactamente o caminho para que não sejas tu nem eu a dar a disciplina. Qq colega tem competência, com formação idónea  para orientar uma turma atingindo as metas propostas.

Em resposta a 'Paulo Cabeleira'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Carlos Nunes -

É isso mesmo, Paulo Cabeleira...

Já não existem conteúdos isolados, temos de tentar integrar várias metas a cumprir numa atividade.

Fazendo eu próprio um exercício semelhante...

Se pensarmos nas metas do 7º ano, se por exemplo os alunos tiverem um trabalho (de qualquer tema) em que têm de produzir um documento de texto e apresentá-lo com recurso a uma apresentação eletrónica, podemos tocar em vários metas.

No documento em anexo, coloquei todas as metas a atingir com esta atividade (a verde).

Podem reparar que apenas falta um tópico (Compreender a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu papel no mundo atual), que seria facilmente encaixado no trabalho, se o tema fossem as TIC.

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Elsa Candeias -

Bom trabalho! É por isso que as discussões são úteis, porque existem sempre diversos pontos de vista e este ponto de vista agrada-me. Obrigada pela partilha.

Em resposta a 'Elsa Candeias'

Re: Discussão Novas Metas Curriculares

por Maria Isabel Gomes Pereira -

Bom dia colegas,

Começo na segunda-feira a dar o 7º ano TIC, vi o que por aqui se tem feito e concordo e agradeço por disponibilizarem informação.

Será que me podem disponibilizar uma versão final de planificação para o 7º ano caso já tenham feito?

Mais uma vez agradeço sorriso

Isabel